Devido ao recente lançamento do filme Robin Hood de Ridley Scott, mostrarei agora os seus 10 melhores trabalhos da carreira. Aqueles filmes que de certa maneira conseguiram marcar minha vida e/ou obter um espaço no meu coração. Vamos ao TOP10 da carreira deste grande diretor, que na minha opinião, é um dos melhores que o cinema americano já conseguiu.
TOP10 RIDLEY SCOTT
(em ordem cronológica)
OS DUELISTAS (1977)***
Elenco: Keith Carradine, Harvey Keitel, Albert Finney, Edward Fox, Cristina Raines, Robert Stephens, Tom Conti, John McEnery, Diana Quick, Alun Armstrong, Maurice Colbourne, Gay Hamilton, Meg Wynn Owen, Jenny Runacre, Alan Webb
Primeiro filme de Ridley Scott, aqui, este grande diretor mostra seu talento para com a produção, tomadas de câmeras e no equilíbrio narrativo, nunca exagerando em nada. O filme relata o confronto de dois soldados franceses, que ao se desentenderem, iniciam um duelo que dura longos 15 anos, e mesmo sendo impedidos de continuar a briga devido aos acontecimentos do momento, os dois prometem, sempre que se encontrarem, continuar a batalha. Entretanto, mesmo ganhando prêmio em Cannes e Scott sendo muito elogiado pela crítica, o erro crucial da fita se encontra justamente no enredo. O duelo entre os dois soldados inicia-se de forma rápida demais quase que não deixando o público envolver-se no ocorrido, e ainda, o duelo entre ambos, com o decorrer do filme, não fica muito empolgante e arrebatador como se esperava. Porém, mesmo com os deslizes de ritmo que é comum vindo de um iniciante na época, Scott merece elogios pelo equilibro e leveza com que conduz os personagens e lidera a produção, que é impecável. Uma boa estreia!
ALIEN - O OITAVO PASSAGEIRO (1979)****
Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm, Yaphet Kotto, Bolaji Badejo, Helen Horton, Eddie Powell.
Primeiro filme desta franquia que ficou imortalizada na história do cinema, e que teve, em seguida, várias continuações, Alien - O Oitavo Passageiro já nos apresenta uma grande evolução na carreira de Scott. Neste trabalho, ele nos consegue deixar presos na sofá ao criar um suspense tenso e envolvente e que nunca, em nenhum momento, soa forçado e enjoativo. Além de criar cenas memoráveis e nos mostrar a imagem de um Alien unica e original, Scott acerta na escolha do projeto e têm aí sua grande guinada na carreira, com um sucesso absoluto de crítica e público.
Porém, a fita não é isenta de falhas. O monstro é muito pouco focalizado e tudo se desenvolve sem muito aprofundamento na história, mais é um excelente trabalho que merece sim ser nunca esquecido.
BLADE RUNNER (1982)****
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, M. Emmet Walsh, Daryl Hannah, William Sanderson, Brion James, Joe Turkel, Joanna Cassidy, James Hong, Morgan Paull, Kevin Thompson, John Edward Allen, Hy Pyke
Sem dúvida alguma esta é uma das melhores fases da carreira de Ridley Scott. Sendo apenas seu terceiro filme, Scott realiza um outro mega sucesso de crítica e público, e que hoje, é considerado por muitos, um clássico da ficção. Eu, particularmente, não digo que o filme seja uma mil maravilhas, algumas ideais que os roteiristas pensaram para o futuro acho bastante humildes e nada ousadas, outros filmes da época tinham uma visão do futuro bem mais interessante e moderna do que este filme. Entretanto, é um trabalho impecável de Scott que possui uma idéia interessante e original. As cenas de ação são muito bem realizadas, o elenco bem escalado e a abordagem do roteiro para a humanidade é notável e chamativa. Muito bom!
THELMA & LOUISE (1991)****
Elenco: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel, Michael Madsen, Christopher McDonald, Stephen Tobolowsky, Brad Pitt, Timothy Carhart, Lucinda Jenney, Jason Beghe, Marco St. John, Sonny Carl Davis, Ken Swofford, Shelly De Sai¹, Carol Mansell.
Olha, mesmo que tenha momentos previsíveis e bem típicos de comédias americanas, Thelma & Louise possui como trunfo o fato de conseguir fugir de clichês do gênero e criar uma aventura/comédia excelente válida ser vista em todos os momentos. Um trabalho competente, com atuações formidáveis de Susan Sarandon e Genna Davis e um roteiro bem escrito, desenvolvido e explorado. Ridley Scott acerta em cheio no tom, no ritmo e na imprevisibilidade do final, que é tocante.
1942 - A CONQUISTA DO PARAÍSO (1992)****
Elenco: Gérard Depardieu, Armand Assante, Sigourney Weaver, Loren Dean, Ángela Molina, Fernando Rey, Michael Wincott, Tchéky Karyo, Kevin Dunn, Frank Langella, Mark Margolis, Kario Salem, Billy L. Sullivan, John Heffernan, Arnold Vosloo
Produção impecável, atuações excelentes e uma trilha sonora excepcional. A música Vangelis é emocionante ao ser tocada com as cenas sensacionais de Ridley Scott, e mesmo que o filme erre em alguns momentos por vangloriar demais Colombo por este ter descoberto a terra onde hoje é os EUA, 1492 - A Conquista do Paraíso é uma aula de história belíssima e tocante. Vale a pena ser visto com certeza.
ATÉ O LIMITE DA HONRA (1997)*****
Elenco: Demi Moore, Viggo Mortensen, Anne Bancroft, Jason Beghe, Daniel von Bargen, John Michael Higgins, Kevin Gage, David Warshofsky, David Vadim, Morris Chestnut, Josh Hopkins, James Caviezel, Boyd Kestner, Angel David, Stephen Ramsey.
Considero este filme uma das grandes obras primas de Ridley Scott. Demi Morre (sempre linda) nos apresenta uma de suas mais complicadas e exigentes atuações da carreira, cortando o cabelo e realizando muito, mais muito exercício pesado que daria inveja em muito marmanjo por aí. E a história deste Até o Limite da Honra possui um fundo político intenso que tinha tudo para fazer o enredo cair na "enjueira", porém, a eficiência dos roteiristas não deixa que isto aconteça e estes criam um filme envolvente, conquistador e que trata de um tema muito pouco explorado pelo cinema em filmes sobre guerra e treinamento militar, ou seja, mulheres fazendo parte de grupos de elite onde apenas homens são requisitados, no caso aqui, um grupo de elite da Marinha Americana. E mesmo que não deixe de ter momentos clichês e outros políticos, Ridley Scott fala com pulso firme e muito talento sobre esta questão de mulheres em forças especiais, criando assim, um dos seus melhores e mais conquistadores filmes. Belo, tocante, intenso, arrebatador e com uma Demi Morre irretocável (nos dois sentidos).
GLADIADOR (2000)*****
Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Richard Harris, Derek Jacobi, Djimon Hounsou, David Schofield, John Shrapnel, Tomas Arana, Ralf Moeller, Spencer Treat Clark, David Hemmings, Tommy Flanagan, Sven-Ole Thorsen.
Começa aqui uma das parcerias que proporcionaria para o cinema filmes de muita qualidade e competência. Ridley Scott e Russell Crowe, juntos, criam um dos melhores filmes de gladiadores que o cinema já viu, se não o melhor. Ganhador de vários Oscar e um clássico absoluto do cinema, Gladiador é um filme completo em todos os sentidos. Possui uma história que mistura fatos reais com ficção que acaba originando um material bem interessante e bem envolvente. Os efeitos especiais são imperceptíveis de tão perfeitos que são, as cenas de lutas no coliseu são fenomenais e históricas para o cinema, e ainda, Russell Crowe dá um show de atuação mostrando seu talento em fazer transparecer drama em um personagem onde a ação poderia roubar toda a cena.
FALCÃO NEGRO EM PERIGO (2001)***
Elenco: Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore, Eric Bana, William Fichtner, Ewen Bremner, Sam Shepard, Gabriel Casseus, Kim Coates, Hugh Dancy, Ron Eldard, Ioan Gruffudd, Thomas Guiry¹, Charlie Hofheimer, Danny Hoch
Vale a pena assistir este Falcão Negro em Perigo somente pelas cenas de ação. Centenas de soldados americanos tenta capturar dois líderes de grupo de renegados da Somália e acaba desencadeando uma guerra com o exército local. Têm muito política, momentos parados e cansativos, o enredo não explora os personagens e até a própria guerra da Somália. Entretanto, a ação é bem realizada e consegue empolgar e chocar o telespectador com algumas cenas. Não é uma maravilha ou o melhor de Scott, mais é um bom filme para se assistir.
UM BOM ANO (2006)***
Elenco: Freddie Highmore, Albert Finney, Russell Crowe, Rafe Spall, Archie Panjabi, Richard Coyle, Ben Righton, Patrick Kennedy, Ali Rhodes, Daniel Mays, Nila Aalia, Stephen Hudson, Giannina Facio, Tom Hollander, Lionel Briand
Russell Crowe é um ator simpático que sempre consegue dar um ar diferente para seus personagens. E aqui, tanto Ridley quanto Crowe decidem embarcar no universo da comédia romântica clicherizada do típico cinema americano. E por menos que não tenha recebido ótimas críticas, considero este Um Bom Ano uma comédia simplória, sem pretensão alguma e que têm como trunfo o talento de Russell Crowe e Marion Cottilard (lindíssima) e principalmente, a ótima química que este dois atores exercem juntos. Claro, é um filme recheado de clichês e de muita coisa previsível, mais tenho certeza que Ridley leu o roteiro antes de aceitar o projeto e sabia no que estava se metendo, e mesmo que tenha esses momentos infames do roteiro, Um Bom Ano é um comédia agradável, divertida e que conseguiu me conquistar. É sempre bom ter comédias românticas onde o intuito é realizar algo que agrade sem precisar optar pela baboseira e indecência, e neste ponto, esta comédia de Ridley Scott acerta em cheio.
O GANGSTER (2007)*****
Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine, Roger Guenveur Smith, John Hawkes, RZA, Yul Vazquez, Malcolm Goodwin, Ruby Dee, Ruben Santiago-Hudson, Carla Gugino, Skyler Fortgang.
Depois de uns anos sem muitas crítica ótimas, Ridley retorna em 2007 com força total dirigindo um dos melhores filmes de gângsteres do cinema. Pode não ter o jeitão de "O Poderoso Chefão" ou "Os Intocáveis", entretanto, O Gângster é um filme inteligente onde cada situação é imprevisível, empolgante no seu desenrolar e ainda, possui atuações formidáveis de Russell Crowe (fiel parceiro de Scott) e Denzel Washington, o que apresenta a mais intrigante e melhor atuação da fita. Entretanto, Crowe também convence na pele de um policial incorruptível. Baseado em fatos reais.
CASO ESPECIAL
CRIANÇAS INVISÍVEIS (2005)*****
Elenco: Francisco Anawake, Maria Grazia Cucinotta, Damaris Edwards, Vera Fernandez, Hazelle Goodman, Hannah Hodson, Wenli Jiang, Wu Jiang, Dusan Krivec, Peppe Lanzetta, Kelly Macdonald (1), Ernesto Mahieux, Giovanni Mauriello, Coati Mundi, Rosie Perez.
Você deve estar se perguntando o porque deste Crianças Invisíveis ser um caso especial? Pois bem, eu decidi coloca-lo à parte devido ao fato de o filme ser dirigido não apenas por Ridley Scott, e sim, por vários outros diretores. Aqui, nós temos sete curtas metragens dirigidos por sete diretores de diferentes países (temos o Brasil também), e cada um, têm o objetivo de mostrar a situação das crianças de seu respectivo país. O resultado final é tocante e emocionante, cada curta possui sua qualidade e seu pingo de emoção, entretanto, eu considero o curta metragem dirigido por Ridley Scott e sua filha Jordan Scott o mais inferior de todos. Não consegui me emocionar e achei bem distante do público a visão de Scott, mesmo ligando as diversas guerras que a Inglaterra teve ao longo da história com a vivência das crianças, o resultado final não me agradou. Mais de modo geral é um excelente filme. Kátia Lund dá um show com nosso curta!
ASSISTA TAMBÉM ESTES OUTROS BONS FILMES DE RIDLEY SCOTT
A LENDA (1985)***
CHUVA NEGRA (1989)***
TORMENTA (1996)***
HANNIBAL (2001)***
OS VIGARISTAS (2003)***
A CRUZADA (2005)***
ROBIN HOOD (2010)***
Comentários por Matheus C. Vilela