RECENTE NAS LOCADORAS

SHERLOCK HOLMES ****

(Sherlock Holmes/2009)
Dirigido por: Guy Ritchie

Sherlock Holmes sempre foi um personagem prestigiado pelo público, tanto em livros quanto em cinema o detetive sempre teve seu espaço de sucesso e reconhecimento, entretanto, no ramo cinematográfico, apesar dos inúmeros filmes, Sherlock nunca teve realmente uma obra cinematográfica a sua altura, e só agora em 2009, com as mãos de Guy Ritchie, é que o personagem criado pelo escritor/médico Artur Conan Doyle ganha um filme digno de Sherlock Holmes.

Apesar dos problemas com o ritmo do filme, ora rápido demais e ora lento demais, Guy Ritchie acerta principalmente com o tom de suspense e por conseguir esconder até o final o conhecimento de Holmes sobre o caso em questão na história, coisa que nos surpreende e nos deixa de boca aberta. As cenas de ação são grandiosas e de tirar o fôlego e ainda, o elenco encabeçado por Robert Downey Jr (Holmes) e Jude Law (Dr. Watson) encontra-se perfeito e extremamente empolgante. A ótimo química entre os atores ajuda no desenrolar da história e essencialmente nas cenas cômicas da película.

Sem dúvida alguma, Sherlock Holmes é um dos grandes filmes de aventura já realizados nesses últimos anos onde o material de ação está a cada dia mais precário e fraco. Graças ao mestre da ação Guy Ritchie, o meu detetive preferido da literatura ganha sua grande obra prima no cinema. E já foi confirmado uma continuação onde aparecerá definitivamente o maior vilão de Sherlock, o enigmático Professor Moriarty. Neste daqui ele faz aparições, mais sempre escondido pelas sombras.


ONDE VIVEM OS MONSTROS ****
(Where the Wild Things Are/2009)
Dirigido por: Spike Jonze

Spike Jonze dirige este drama no qual eu não considero uma obra infantil. Apesar de não possuir nada com que uma criança não possa assistir, Onde Vivem os Monstros possui um fundo emocional complexo e difícil de entender para aqueles menores que 10 anos.

O filme narra a história de um menino que briga com a mãe, foge de casa e começa a imaginar um lugar onde vivem monstros, e cada criatura ali presente é como se fosse a personificação das personalidades do garoto, e com isso, Max (como é chamado) conviverá com seu próprio jeito difícil.

Uma das coisas que mais emociona neste novo trabalho de Spike Jonze, é por este conseguir nos levar de volta a infância onde, quando queriamos alguma coisa, fazia-mos de tudo para conseguir. A gente berrava, brigava, esperneava e fazia tudo que tivesse direito para ter o que queriamos, e com isso, Jonze cria um filme tocante, sincero, simplório e sem muitos efeitos visuais. O objetivo da obra é justamente estudar esta personalidade difícil da criança e mostrar a importância de se ter familia e principalmente infância, e nada mais arrebatador do que assistir tudo isso acompanhado de uma trilha sonora brilhante e por uma atuação fantástica de Max Records, que faz o protagonista.

E mesmo que tenha imagens de monstros que possa causar estranheza no primeiro instante e errar em alguns momentos por se preocupar muito em focalizar nos sentimentos dos monstros e não na relação destes para com o menino, Onde Vivemos os Monstros é uma obra sutil, emocionante e que merece nosso reconhecimento. Já tem um lugar guardado no meu coração.

UMA AVENTURA NA ÁFRICA *****
(African Queen/1951)
Dirigido por: John Huston

Este clássico filme de John Huston, enfim, é lançado em DVD para as locadoras poderem apreciar e presentear seus clientes com uma aventura de qualidade. O filme narra a história de Charlie e Rose, que numa África infestada por alemães devido a Primeira Guerra Mundial, decidem atravessar o rio para chegarem até a civilização, entretanto, além de ter os alemães nas margens, esta aventura esconde as surpresas da mata africana, e sendo duas pessoas totalmente diferentes no modo de pensar e agir, Charlie e Rose terão que se unir para conseguirem chegar ao objetivo.

Primeiramente, Uma Aventura na África possui três quesitos que mais do que colaboram para a eficiência da história e do espírito aventureiro da fita. O casal protagonista é interpretado por Humphrey Bogart e Katherine Hepburn, dois atores de alto porte na época e dois grandes mestres da atuação, e ainda, a fita é dirigida pelo mestre John Huston (responsável por aventuras memoráveis como Moby Dick e O Tesouro de Sierra Madre).

Aqui, um dos grandes pontos memoráveis e cruciais para a eficiência do filme é justamente a ótima química entre os dois atores, que ao mesmo tempo em que conseguem injetar um drama palpável aos seus personagens, também conseguem misturar diversão, comédia e muita naturalidade para com todos os acontecimentos da fita. E tudo isso acompanhado de uma direção eficiente de Huston, que cria um filme divertido, sem exageros e gravado todo, basicamente, em cenários reais. Tirando somente as cenas perigosas que foram rodadas em estúdio. Porém, não é todo dia que vemos astros como Bogart e Hepburn jogados numa mata de verdade.

Então, você que nunca teve a oportunidade ou não conhecia este clássico da aventura que é Uma Aventura na África, agora, com seu lançamento em DVD, possui a chance de se entreter e divertir com este trabalho essencial, único, simples e muito envolvente de John Huston.

0 Response to "RECENTE NAS LOCADORAS"

Postar um comentário

Powered by Blogger