RELEMBRANDO... DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE (1995)
"Uma história sobre vida e superação junto com um DiCaprio arrasador fazem deste filme uma experiência tocante e maravilhosa."
Quem nunca teve alguém na família que foi ou é usuário de drogas? Pois é, quem têm sabe que não é nada fácil cuidar, entender e suportar alguém que é dependente químico, e este é justamente o tema deste Diário de Um Adolescente que é um filme baseado em fatos reais e que mostra de maneira maravilhosa a situação e a dificuldade de superação de um usuário de drogas.
Diário de Um Adolescente é estrelado por um Leonardo DiCaprio de uns 21 anos de idade, e o ator realiza aqui sua melhor atuação na carreira (conseguindo superar sua também maravilhosa e espetacular atuação em Gilbert Grape). O filme pode não ser o dos melhores, porém, DiCaprio nos apresenta uma atuação difícil que necessitou de uma dedicação extra por parte de sua pessoa. Aqui, ele convence como um adolescente dependente de drogas e consegue transmitir perfeitamente para o público aquela sensação de que não existe mais solução para o seu personagem, e que o único jeito é continuar usando e morrer usando.
Afinal, isto é algo que a maioria das pessoas pensa quando vê um ente querido dependente de drogas numa situação já precária. Acredita-se que não existe mais saída para sua recuperação e que a única solução é aguardar sua morte. Porém, outro detalhe que me agradou bastante neste Diário de Um Adolescente é que o enredo nos ensina totalmente ao contrário, e tudo, sem cair em lições de morais clichês e dramáticas. Aqui, é mostrada uma verdadeira lição de vida, a luta de um rapaz que foi abandonado por todos e que luta constantemente para sair desse mundo de vício, só que, devido à falta de apoio, acaba não conseguindo. E nada mais extraordinário que sentirmos essa tristeza e esse desconforto através da atuação de Leonardo DiCaprio.
“Diário de Um Adolescente” também possuí certos deslizes em seu desenvolvimento, que em alguns momentos perde um pouco o ritmo e não consegue causar tanto efeito, porém, o que realmente vale à pena nesta obra é assistir essa extraordinária história real de algo que acontece em grande parte das famílias do mundo inteiro, e através daqui, será ensinado que, apesar da luta ser grande, existe sim solução para aqueles que sofrem da dependência química. A luta é difícil, mais têm solução. RECOMENDADO!
Nota: