Crítica: ENTRE OS MUROS DA PRISÃO (em DVD)


Filme: ENTRE OS MUROS DA PRISÃO
(Las Hauts Murs - França)

Ano: 2008

Dirigido por: Christian Faure

Elenco: Carole Bouquet, François Damiens, Emile Berling, Pascal N\'Zonzi...

Eu já disse várias vezes que meu cinema preferido em todo o mundo é o francês. E é o francês, pois este se preocupa justamente com o que eu acho o mais importante em um filme: a história. E além de possuir história, os filmes franceses sabem desenvolvê-la de um jeito único e agradabilíssimo. E este Entre os Muros da Prisão (que o título faz lembrar Entre Os Muros da Escola, outro filme frânces) possui uma boa história e um enredo bem desenvolvido, porém tem suas pequenas falhas.

O diretor Christian Faure poderia além de só mostrar o dia a dia das crianças no orfanato/escola/prisão, se aprofundar mais nos sentimentos de seus personagens e deixar a fita mais emocionante. O filme toca e impacta por certas cenas fortes, porém, tirando essas cenas o longa acaba que cansando devido ao ritmo lento em certo momentos.

Assistindo Entre os Muros da Prisão me fez lembrar de Pixote, nosso longa brasileiro dirigido por Hector Babenco. E a estrutura destas duas obras são bem parecidas. As duas narram a história de crianças órfãs em um orfanato que devido a situação do local fazem de tudo para fugirem. E apesar de nosso longa ser um pouco mais impactante em suas cenas, Entre os Muros da Prisão é um grande filme capaz de nos envolver completamente por causa de sua estrutura densa e pesada. Aqui, temos contato direto com o sofrimento desses garotos e sentimos na pele a tristeza e angústia de viver em um local autoritário e sem muita liberdade.

Recomendo Entre os Muros da Prisão que é uma obra maravilhosa, e que apesar das falhas, envolve e nos mostra uma realidade constante tanto naquela época na França quanto nos dias hoje em instituições que possuem esse regime extremamente autoritário que chega ao nível da violência física.

Nota: ««««
Crítica por Matheus C. Vilela

POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO SOBRE ESTE FILME

2 Response to "Crítica: ENTRE OS MUROS DA PRISÃO (em DVD)"

  1. Olá Matheus,

    te encontrei no youtube pelo videocast 'Abraços Partidos'.

    Este filme francês ainda não pude conferir. Ótima Resenha. Também gosto muito do cinema europeu, em particular alguns franceses (e espanhol - Almodóvar já chego nele)curti muito, por exemplo, 'Amèlie', só não curto Alain Resnais - já gosto mais de Truffaut.

    Quanto ao ' Los Abrazos Rotos' do Almódóvar, discordo de você quanto ao roteiro do filme. O cara é sempre um exímio roteirista e adorei os diálogos (principalmente a cena entre pai e filho conversando sobre um roteiro de vampiros), Penélope soberba como coadjuvante - é incrível como ela se destaca, mas o mote da ficção é o diretor/roteirista cego.
    De fato a simetria deste filme é ótima. Planos e composições de cena - a obra prima da técnica de Almodóvar e uma direção de arte sempre viva, berrante, nada mais espanhol do que a vida e obra deste artista. Adoro!

    Gostei do Lumi 7

    follow-me:
    www.twitter.com/rovader

    Meu Blog:
    www.cinemarodrigo.blogspot.com

    Abs!

    RoDolFo says:

    "Liberdade, essa palavra
    que o sonho humano alimenta
    que não há ninguém que explique
    e ninguém que não entenda". Cecília Meireles

    um dos melhores filmes do ano...

Postar um comentário

Powered by Blogger