Crítica: O SOLISTA


Filme: O SOLISTA
(The Soloist)

Ano: 2009

Dirigido por: Joe Wright

Elenco: Robert Downey Jr., Jamie Foxx, Catherine Keener...

Uma das melhores coisas de O Solista é justamente seu elenco, que é responsável definitivamente pela eficiência do filme que narra a história real de Nathaniel Ayers, um prodígio musical que adquiriu esquizofrenia no seu segundo ano na escola de artes performáticas e que acabou tendo como destino as ruas de Los Angeles.

O Solista não é um filme perfeito e maravilhoso, entretanto, possuí suas qualidades que valem por toda a obra. A principal delas é o ótimo elenco encabeçado por Robert Downey Jr. e Jamie Foxx.

Em meio aos sucessos de Homem de Ferro e Sherlock Holmes, Downey Jr. achou um tempinho para protagonizar um drama, e o ator consegue transmitir com extrema convicção sua tristeza e compaixão para com o o esquizofrênico Nathaniel. E Jamie Foxx, que interpreta Nathaniel, é sem duvida a grande atuação do filme. Do mesmo modo que Foxx entrou por completo no papel de Ray Charles, aqui, o ator nos mostra mais uma competente atuação transmitindo com extrema competência os rancores, o prazer pela música e a deficiência de Nathaniel Ayers. Tudo de maneira viva e convincente.

Entretanto, O Solista não deixa de ter seus deslizes. O diretor Joe Wright cria um ritmo simples e bem delicado, porém, sua árdua vontade em fazer com que o público se emocione acabam transformando O Solista em um filme nada impactante e/ou emocionante. Se não fosse pela ótima dupla de protagonistas, a fita não seria tão competente assim. Wright sem dúvida alguma foi bem mais sucedido em Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação.

O Solista, tirando as falhas na dramatização de sua história, é um filme que agrada e vale a pena conferir. Principalmente quando se encontra dois grandes atores que seguram do começo ao fim este bom O Solista. Mais um trabalho onde é mostrado uma verdadeira lição de vida.

Nota: «««
Crítica por Matheus C. Vilela

O QUE VOCÊ ACHOU DE O SOLISTA? POSTE UM COMENTÁRIO!

0 Response to "Crítica: O SOLISTA"

Postar um comentário

Powered by Blogger