Crítica: QUANDO VOCÊ VIU SEU PAI PELA ÚLTIMA VEZ? * *
Filme: QUANDO VOCÊ VIU SEU PAI PELA ÚLTIMA VEZ?
(When Did You Last See Your Father?)
Ano: 2008
Dirigido por: Anand Tucker
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Matthew Beard, Gina McKee, Elaine Cassidy.
Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez? é um filme dirigido por Anand Tucker e estrelado por Colin Firth, de Mamma Mia!. A obra é um drama que narra à história de Blake Morrison e o período em que este relaciona com o pai doente, que por causa de um câncer, possui poucos dias de vida. Assim, Blake compartilha com seu pai suas experiências, intimidades e a irritação daquele relacionamento. E quando morre, Blake passa a questionar sobre a ligação entre eles, ou seja, as contradições, frustrações, amores e perdas.
O filme é baseado no livro biográfico de Blake Morrison, contanto, a película é baseada em fatos reais. Entretanto, só pelo fato de ser baseada em fatos reais não impede que a obra seja um filme ruim, que é o caso de Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?.
Ao assistir o longa, eu me lembrei de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, dirigido por Tim Burton e estrelado por Ewan McGregor. O filme de Burton trata também desse relacionamento complicado e melancólico com o pai. E apesar de o filho ter um grande respeito e afeto pelo pai, ainda permanece uma certa sensação de desconforto que permeou durante toda a vida de ambos. Assim, com o pai perto da morte, o filho vai tentar se reencontrar e consertar todas as angustias que cresceram no decorrer da vida.
Então, se compararmos as duas obras, você verá quase uma mesma estrutura de história, a diferença, é que no filme de Burton, existia um ar de fantasia e de extraordinário. Porém, o resultado é muito mais emocionante e comovente do que esta obra de Anand Tucker, que cria um trabalho por vezes cansativo, devagar e não muito comovente.
Assim, “Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?” me desagradou bastante pois é um filme chato, lento, sem grandes acontecimentos e por possuir essa estrutura na história que já foi vista em outros filmes, principalmente em Peixe Grande.
Apesar de um elenco bem escolhido, como Colin Firth e Jim Broadbend, os atores nao conseguem tirar esse ar cansativo da obra. Se salva somente por alguns momentos agradáveis e pela ótima e notável produção.
NOTA:
«