Artista do Mês de Abril: TIM BURTON


Tim Burton é um dos poucos diretores atualmente que possuí um jeito único e diferenciado de fazer cinema. Em todos os seus trabalhos, as características góticas, sombrias e expressionistas dos cenários se encontra presente. E tudo, acompanhado de personagens mais esquisitos ainda.

Seu ator favorito e com o que já fez sete filmes é Johnny Depp. A parceria Burton-Depp é uma das mais famosas e rentáveis da história. Ambos começaram a amizade em 1990 com Edward Mãos de Tesoura, o primeiro trabalho juntos.

E devido ao lançamento de Alice no País das Maravilhas neste mês de Abril, TIM BURTON foi o meu escolhido para ser o Artista do Mês de Abril do Lumi7. E nosso quadro mudou de cara, agora, teremos um TOP10 com os dez melhores filmes do artista para mim e um breve comentário meu em cada um deles. No final, poste um comentário com o seu Top10 também.

10 - A NOIVA CADÁVER (2005) «««


Uma das mais divertidas animações e musicais do século XXI, A Noiva Cadáver é um filme onde Burton mostra tudo aquilo pelo qual ele é tremendamente apaixonado. Aqui, temos um personagem que fica noivo de um cadáver, fantasmas, pessoas mortas e dentre outras excentricidades de Burton. E apesar de possuir uma história falha em diversos momentos, o filme é uma animação maravilhosa que é impossível de ser esquecida. Um verdadeiro BURTON MOVIE.

9 - BATMAN - O RETORNO (1992) «««


Dentre os filmes do Batman antigo, acho este O Retorno o segundo melhor. A produção é algo fabuloso e a caracterização dos vilões está bem realizada. E por menos que não tenha o ar realista e um ambiente caótico como os novos, Burton cria uma Gothan sombria com perfeição mais erra pela falta de ação e o tom infantil da história. E Keaton, apesar da simpatia de sempre, continua não convencendo muito como o homem morcego.

8 - BATMAN - O FILME (1989) «««


O filme que animou o recomeço da era de adaptações de quadrinhos para o cinema, este Batman - O Filme é o melhor de todos os filmes do homem morcego do século XX. Burton cria uma Gothan maravilhosa e possui um elenco de peso para elevar a empolgação da fita. Porém, erra muitas vezes na história, pela falta de ação e por apostar somente na imagem de Jack Nicholson, que é sem dúvida o melhor da fita.

7 - OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988) ««««


Os Fantasmas Se Divertem foi o filme que fez Tim Burton ganhar notoriedade e fama, e tudo, devido ao seu estilo único e divertidissmo de contar história. Aqui, temos personagens sádicos, malucos e um ambiente tenso, envolvente e por vezes assustador. Mesmo que não tenha uma história perfeita, a obra é competente e merece nosso reconhecimento. Keaton está hilário e fabuloso como o inesquecível Beetlejuice.

6 - A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA (1999) ««««


Mais uma vez encontramos uma história envolvente e com um suspense bem interessante. Burton mostra-se evoluído na produção e cria seqüencias de deixar qualquer um se segurando de curiosidade e ansiedade no sofá. E claro, devido ao imenso talento de Burton e Depp (personagem principal), o filme ganha um tom cômico e imensamente divertido. Um dos melhores filmes do diretor.

5 - PEIXE GRANDE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS (2003) ««««


Aqui, não temos um tom sombrio e assustador que geralmente um filme Burton possuí, mais sim, um ambiente belo e mágico onde é narrada uma história maravilhosa e emocionante pelas mãos deste grande diretor. Burton mostra sua sutileza para o drama em um filme tocante com uma mensagem lindíssima. Acerta de novo e cria um de seus trabalhos mais diferenciados e conquistadores, mesmo que por trás, tenha o tom fantasioso e mágico de seu estilo.

4 - ED WOOD (1994) ««««


Um dos filmes mais ousados e diferentes de Burton! Aqui, ele nos conta um pouco da carreira e vida de Ed Wood, considerado o pior diretor da história do cinema. E Burton recria com perfeição os cenários e ambientes dos filmes de Wood, e tudo, acompanhado de um Johnny Depp (Ed Wood) irretocável. E já que Ed Wood era um diretor de filmes de terror com monstros e tal, fita possuí uma fotografia em preto e branco, detalhe que deixa o filme ainda mais estiloso e interessante de se assistir.

3 - SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007) ««««


Uma das mais notáveis e belíssimas direção de arte de Burton, Sweeney Todd é um dos meus filmes musicais prediletos do século XXI. Além de possuir uma estrutura narrativa e um ambiente bem diferenciado de outros musicais, as músicas são bem escritas e o ambiente tenso, macabro e realmente assustador de uma das melhores Londres vitorianas já criadas no cinema é de se tirar o chapéu. E por menos que tenha músicas desnecessárias em momentos desnecessários, Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet é um filme de gênio que envolve e prende a atenção.

2 - A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005) ««««


Bem fiél ao livro de Roald Dahl, eu considero este A Fantástica Fábrica de Burton bem melhor que o antigo estrelado por Gene Wilder. Apesar da simpatia de Wilder, Depp cria um Wonka divertido, irreverente e arrogante, detalhes que no livro são nítidos. Porém, Burton erra somente por querer explicar esse comportamento através de flash backs chatos e desnecessários sobre a infância de Wonka, mais acerta no ritmo mágico, divertido e envolvente da película. Um dos meus filmes infantis prediletos deste século. Atuação perfeita de Johnny Depp.

1 - EDWARD MÃOS DE TESOURA (1990) «««««


A grande obra prima de Tim Burton é justamente o filme que marca o início de sua parceria com Johnny Depp. Edward Mãos de Tesoura é um conto de fadas contemporâneo contado de forma emocionante e muito divertida. Um dos filmes mais belos, interessantes e inovadores do cinema. Depp como Edward é maravilhoso, sem dúvida alguma é uma de suas melhores atuações da carreira. E o filme, o melhor trabalho de Burton. OBRA PRIMA ABSOLUTA!

Parceria infalível = BURTON & DEPP

Burton e sua esposa Helena Bohan Carter

0 Response to "Artista do Mês de Abril: TIM BURTON"

Postar um comentário

Powered by Blogger