Crítica: TERROR NA ANTÁRTIDA (em DVD)
(Whiteout)
Ano: 2009
Dirigido por: Dominic Sena
Elenco: Kate Beckinsale, Columbus Short, Gabriel Macht, Tom Skerritt, Alex O'Loughlin, Nicolas Wright.
Não se intimidem com o nome deste Terror na Antártida. Apesar de possuir terror no título, o longa é somente uma fita de suspense com um tempero de ação. E Terror na Antártida é aquele típico filme onde, se fosse bem escrito, daria um excelente resultado, porém, devido à falta de originalidade que os roteiristas de Hollywood estão tendo nos últimos anos, fica a cada dia mais difícil achar suspenses de serial killer que são dignos de nosso conhecimento.
Os roteiristas não criam nada novo e optam por uma estrutura narrativa bem fraca, previsível, sem empolgação e que não possuí nada de interessante. A história deixa de explicar muita coisa e na medida em que vai se desenrolando, os roteiristas vão deixando bem claro quem é o tal assassino da história. E principalmente, quem é o cúmplice do assassino, detalhe que para quem é acostumado a ver filmes deste estilo, descobrirá de imediato devido às diversas pistas dadas pelo roteiro e principalmente, por causa da estrutura clichê da narrativa, que obviamente, não é nenhuma novidade, ou seja, será uma pessoa aparentemente sem nenhumas suspeitas.
Entretanto, Terror na Antártida possui seus méritos, e méritos que deixam o filme mais envolvente e suportável. E são eles: as boas cenas de ação, que apesar de não saírem do padrão, conseguem prender a atenção e animar o telespectador e também, o ambiente tenso e hostil criado pelo diretor Dominic Sena. Porém, tirando isso, Terror na Antártida é apenas mais um suspense comum que não traz nada de novo ou interessante.
Nota:««