RELEMBRANDO... O GAROTO (1921)

"O LADO MAIS SENTIMENTAL E TOCANTE DE NOSSO QUERIDO VAGABUNDO."
Uma das coisas que as pessoas hoje em dia nem pensam em discutir é se Charles Chaplin é um gênio ou não. Isso é um fato. Seus filmes comprovam isso da melhor maneira possível. E um de seus trabalhos mais encantadores é este O Garoto, aqui, vemos o lado mais humano e sentimental do nosso querido Vagabundo e principalmente, do próprio Charles Chaplin.

Um bebe é deixado ao lado de uma lixeira pela mãe que não possuí condições de cria-lo. O Vagabundo (Chaplin) acaba achando o bebê e procura diversas soluções para não se responsabilizar pela criança, porém, o destino acaba unindo os dois e a partir daí, o famoso personagem de Chaplin começa uma responsabilidade como nenhuma outra antes vivida, ou seja, a responsabilidade de ser PAI. Depois disso, passam-se cinco anos e é mostrado a vida cotidiana de Chaplin e o menino, onde este quebra vidraças de casas com pedra para que depois o Vagabundo, tendo a profissão de um vidraceiro, conserte.

Chaplin sempre mostrou sentimentalismo e delicadeza ao lidar com diversas situações em seus filmes. Porém, acho que nunca antes na carreira de Carlitos um filme teve uma história tão emocional e emotiva como neste O Garoto. Aqui, ver Chaplin lutando contra tudo e contra todos para não perder o menino é simplesmente sensacional. Apesar de não serem realmente “pai” e “filho”, foi Chaplin quem cuidou do garoto desde bebe, o que naturalmente, o transforma em um “pai” para o menino.

O único grande e notável defeito de O Garoto é possuir somente 50 minutos de duração. O desenvolvimento é tão encantador e delicado que ao término da fita ficamos com a sensação de querer mais, pois é tão tocante e bonito ver um dos personagens mais famosos do cinema com um sentimentalismo verdadeiro e tão verossímil como o passado por Chaplin. Aqui, nós acreditamos e sentimos na pele o anseio de Chaplin em cuidar do menino, principalmente depois de ver o filme inteiro este se colocando no lugar da figura paterna.

O Garoto“ é um dos trabalhos indispensáveis de Carlitos. É um dos melhores filmes deste gênio, que mostra aqui capacidade para continuar divertindo e emocionando pessoas de um tempo onde o cinema preocupa-se somente com efeitos computadorizados. Sem dúvida alguma é uma experiência que ainda permanece inesquecível para a Sétima Arte.


Nota: «««««




Filme: O GAROTO*****
(The Kid - EUA)

Ano: 1921

Dirigido por: Charles Chaplin

Elenco: Charles Chaplin , Edna Purviance , Jackie Coogan , Baby Hathaway , Carl Miller.

Sinopse: O filme conta a história de um bebê que é abandonado pela mãe que não tem condições de criá-lo e que é encontrado e criado pelo vagabundo. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, bolando diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu sustento.

0 Response to "RELEMBRANDO... O GAROTO (1921)"

Postar um comentário

Powered by Blogger