Crítica: DESEJO E PERIGO (em DVD)


Filme: DESEJO E PERIGO

(Lust, Caution/Se, Jie - CHINA)

Ano: 2007

Dirigido por: Ang Lee

Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Joan Chen, Anupam Kher, Wang Lee-Hom, Tang Wei, Chu Chih-ying, Johnson Yuen.

Nunca um diretor chinês teve tanta moral e fama em Hollywood quanto Ang Lee. Lee já realizou com o cinema norte americano O Segredo de Brokeback Mountain, considerado por muitos como sua grande obra prima. Sem falar, que ele é também o responsável pelos bons O Tigre e o Dragão, Razão e Sensibilidade e pelo desastroso Hulk, de 2004. E em 2007, Lee retorna à sua terra natal e estréia em alguns lugares do mundo seu último trabalho até aqui, chamado de Desejo e Perigo, um filme de investigação ágil, dinâmico, porém, um pouco falho.

Ang Lee, acima de tudo, é um diretor que têm uma imensa capacidade de realizar uma ótima fotografia, ou melhor, de realizar uma ótima produção. Seu talento com os detalhes, com as tomadas de câmera e com tudo que engloba uma produção é simplesmente inquestionável. E este é sem dúvida um ponto a mais na nota de Desejo e Perigo, que possui uma direção de arte belíssima.

O filme narra a história de uma garota chamada Yee, que em meio a uma Xangai ocupada por japoneses em plena Segunda Guerra Mundial, é enviada em uma missão de espionagem para assassinar um alto colaborador à partir de um plano criado por um grupo de adolescentes universitários, porém, Yee e o colaborador Wong viverão uma paixão forte e extremamente perigosa.

Desejo e Perigo possui uma direção competente que consegue captar e surpreender em cada tomada de cena ágil e eficiente. Com diálogos ágeis e rápidos, Ang Lee realiza um filme agradável, que prende bem a atenção, porém, a obra não se consagra como o seu melhor trabalho.

O romance vivido entre os personagens Yee e Wong está longe de ser aquele romance arrebatador que defende a tese onde “o amor é capaz de todas as coisas”. Tudo soa como um mero pretexto para que os personagens venham satisfazer seus desejos e prazeres sexuais, pois o casal não consegue mostrar vitalidade na relação, tanto que a única coisa que sabem fazer é sexo.

O filme também não engrena e não empolga como uma fita de espionagem. Cadê o suspense? Cadê as situações inusitadas que geralmente um filme de espionagem possui? Eu simplesmente não vi nada disso, e sim, uma obra longa, com um desenvolvimento ágil e dinâmico, porém, sem grandes coisas.

Desejo e Perigo é um bom filme, porém, poderia ser bem melhor e bem mais ousado. Só me lembro de duas cenas realmente fortes no filme, e nenhuma, favorece o tal romance dos protagonistas.

Nota: «««
Crítica por Matheus C. Vilela

VIU O FILME? POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO!

0 Response to "Crítica: DESEJO E PERIGO (em DVD)"

Postar um comentário

Powered by Blogger