Crítica: BONS COSTUMES (em DVD)


Filme: BONS COSTUMES

(Easy Virtue)

Ano: 2009

Dirigido por: Stephan Elliottt

Elenco: Jessica Biel, Ben Barnes, Colin Firth, Kristin Scott Thomas, Kris Marshall, Pip Torrens, Jim McManus, Joanna Bacon.

O embate entre SOGRA e NORA não é algo nada novo em Hollywood. Já vimos esse confronto em comédias românticas como no agradável Terapia do Amor e no regular A Sogra, e agora, o Sthephan Elliott leva essa briga para um filme de época intitulado Bons Costumes.

O filme narra à história de uma família inglesa cheia das tradições e costumes do país que acaba recebendo a notícia que o filho mais velho casou-se recentemente com uma americana piloto de carros de corrida (Jessica Biel), e com isso, o embate entre a sogra inglesa (Kristin Scott Thomas) e a nora americana causará sérios confrontos e diversas situações onde tradições e costumes ganharão uma séria relevância nessa comédia que discute sobre o preconceito da sociedade conservadora por culturas alheias na época.

O grande erro do diretor Sthephan Elliott é justamente não conseguir explorar esse lado crítico da sociedade conservadora dos anos 30, onde muitas famílias não aceitavam as diversas mudanças ocorridas na época e faziam de tudo para manter a tradição e os costumes já existentes, e principalmente, manter a família longe dos recentes hábitos considerados “banais” e por muitos, “vulgares”.

Com isso, Sthephan opta por um caminho um pouco diferente. O que poderia ser uma comédia deliciosa de ser assistir onde houvesse diversas brincadeiras com aquela sociedade, o filme acaba se transformando em um material comum de estrutura clichê e nada chamativa. Aqui, Sthephan não explora a crítica e não cria cenas engraçadas, e ainda, mostra-se bem perdido ao criar um final melodramático sem muita convicção. Afinal, grande parte das comédias peca justamente neste quesito, ou seja, no final mudar totalmente o ambiente cômico da obra e estabelecer uma série de situações e desfechos melodramáticos e em muitos casos, insuportaveis.

Nem mesmo o experiente elenco consegue se mostrar capacitado para lidar com a comédia. Jessica Biel, nova e que vêm de comédias fracas como “Eu vos Declaro Marido e...Larry!” e “Idas e Vindas do Amor”, não possui uma simpatia e time cômico como outras atrizes. Kristin Scott Thomas também não consegue se sair nada engraçada e não convence ao tentar transmitir seu ódio pela protagonista. Colin Firth, acho eu, nunca deveria estrelar comédias, o ator nunca acertou nos seus personagens cômicos, e apesar da tentativa, acho Firth não muito simpático e bem fechado para com o público. E Ben Barnes (o príncipe Caspian de As Crônicas de Nárnia II) pouco consegue obter destaque em meio um elenco recheado de atores famosos e talentosos, e em minha opinião, se escolhessem James McAvoy no lugar de Barnes, o papel do filho seria bem mais chamativo e ganharia um destaque bem maior. Sem falar que McAvoy é bem mais talentoso que Barnes.

Bons Costumes” é um filme que tenta, mais não engrena. É uma comédia descartável que não aborda e explora os detalhes mais interessantes do roteiro. Tem seus momentos, mais nada que outras comédias (de época ou não) não tenham. Vale conferir pela ótima produção e fotografia de Sthephan Elliott.

Nota:

«

«

Crítica por Matheus C. Vilela


POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO SOBRE O FILME

0 Response to "Crítica: BONS COSTUMES (em DVD)"

Postar um comentário

Powered by Blogger