RELEMBRANDO... O MUNDO DE ANDY (1999)

"O MESTRE MILOS FORMAN ACERTA MAIS UMA VEZ CRIANDO UMA BIOGRAFIA FIEL E EMOCIONANTE. JÁ JIM CARREY DÁ UM VERDADEIRO SHOW MOSTRANDO UMA DAS MELHORES, SE NÃO A MELHOR, ATUAÇÃO DE SUA CARREIRA. UMA PERFORMANCE DIGNA DE OSCAR!"

O Mundo de Andy é um dos filmes biográficos mais fiéis à pessoa homenageada que já pude assistir. Milos Forman, diretor do muito bom Amadeus, conta a vida atribulada de um dos mais conhecidos e excêntricos comediantes dos EUA, o famoso: Andy Kaufman. E já que Kaufman era um comediante performático, onde realizava diversas imitações de astro e estrelas, nada mais apropriado que chamar Jim Carrey para incorporar Kaufman nos cinemas, e o resultado final da obra é um filme agradável com uma das melhores e mais exigentes atuações de Carrey em toda sua carreira.

Andrew Geoffrey Kaufman ganhou grande notoriedade ao interpretar Elvis Presley em um pequeno bar. Conheceu um empresário que lhe arranjou uma vaga no seriado Táxi, onde este interpretou um dos personagens que mais lhe trouxe fama nos EUA. Kaufman realizava também diversas apresentações em teatros e em programas de TV, e seus números eram sempre marcados pela irreverência e a criatividade, e uma das características que marcou para sempre a carreira de Kaufman foi sua obsessão por criar personagens onde este escondia sua real personalidade, e principalmente, por possuir sempre um alto grau de realismo, fator que acabou lhe prejudicando fortemente na carreira.

E Kaufman não se considerava um comediante e começou a realizar uma série de piadas herméticas que irritava e ofendia o público, com isso, sua carreira começou a cair no esquecimento, ele foi demitido da ABC (emissora em que trabalhava) e em 1984 acabou morrendo de câncer na cidade de Los Angeles.

Um dos grandes êxitos de Milos Forman neste O Mundo de Andy é justamente fazer com que o público sinta na pele as ofensas e a irreverência de Andy, deixando quem assiste irritado e impaciente com a sua pessoa. Pois aqui, Forman nos apresenta o quão difícil e neurótico era Andy e o tanto que este deu trabalho para as pessoas ao seu redor. Porém, devido ao talento arrasador de Jim Carrey neste filme, Andy Kaufman consegue sim ter momentos de pura simpatia para com o público, entretanto, nas cenas em que deve ser mostrada sua irreverência e seu jeito apático e difícil, Carrey não deixa de fazer o telespectador se roer de raiva com Kaufman. E sem dúvida alguma, este grande comediante dos dias atuais nunca havia feito antes um personagem tão difícil e com um jeito tão diferenciado das demais pessoas, e com sua capacidade de imitações e o seu talento para o drama, Jim Carrey recria com perfeição o modo de falar, andar e de se expressar do irreverente Andy Kaufman. Uma pena não ter sido reconhecido com uma indicação ao Oscar, ou mesmo, com um Oscar.

Porém, não acho que O Mundo de Andy seja 100% maravilhoso. Apesar de não ficar exaltando e glorificando a imagem de Andy, e sim, mostrar sua difícil personalidade, Milos Forman erra por deixar de explorar mais o lado cômico de Kaufman. O telespectador conhece mais seu lado complicado do que o seu grande talento para a comédia. Sem mencionar, que Kaufman deixa de explorar também a vida pessoal de Kaufman e o seu crescimento na carreira. Aqui, tudo é apresentado de forma rápida e não muito abrangente.

O Mundo de Andy é um filme que têm os seus erros e acertos. Não chega a ser algo maravilhoso, porém, é uma biografia fiel e bem convincente da vida conturbada de Andy Kaufman. Vale à pena conferir este grande filme de Milos Forman, principalmente, por ver Jim Carrey em uma de suas mais exigentes e excelentes atuações da carreira. Uma obra digna de aplausos e reconhecimento.


Nota: ««««




Filme: O MUNDO DE ANDY****
(Man On The Moon)

Ano: 1999

Dirigido por: Milos Forman

Elenco: Jim Carrey, Danny DeVito, Paul Giamatti, Courtney Love...

Sinopse: Cinebiografia de Andy Kaufman (Jim Carrey), considerado o mais excêntrico, inovador e enigmático comediante de seu tempo. Um mestre em provocar o público, Kaufman podia gerar gargalhadas, um silêncio sepulcral, lágrimas ou até mesmo brigas, o que lhe valeu a fama de gênio da comédia americana.

0 Response to "RELEMBRANDO... O MUNDO DE ANDY (1999)"

Postar um comentário

Powered by Blogger