RELEMBRANDO... BOM DIA, VIETNÃ (1987)

"Guerra do Vietnã é vista através de outro ângulo em um filme maravilhoso que possuí uma das melhores e mais divertidas atuações de Robin Williams."
Filmes sobre a guerra do Vietnã já tivemos centenas. Filmes que mostravam a dor, o sofrimento, a futilidade e a força da união para conseguir sobreviver e sair vivo da batalha. Porém, acho que o cinema nunca mostrou essa guerra através de um olhar como o mostrado por Barry Levinson neste “Bom Dia, Vietnã!”.

Adrien Cronauer (Robin Williams), um aeronauta, é chamado para trabalhar numa estação de rádio operada pelo governo americano na cidade de Saigon, 1965. E devido a sua forma de humor crítica e sátira, e principalmente com suas diversas imitações e palhaçadas, seu programa será de imediato um grande sucesso entre os soldados. Porém, devido a este estilo de humor, Cronauer acabará despertando a raiva e a aversão de um tenente e um sargento da base.


Geralmente em obras como Platoon e até Watchmen, os vietnamitas são colocados sempre como os vilões e os desumanos de toda a história, porém, neste Bom Dia Vietnã, apesar de não ser um filme com cenas de batalha, é mostrado o lado também dos vietnamitas. O sofrimento e a dor destes em terem o país invadido e atacado pelos EUA. E ainda, o personagem de Robin Williams iniciará uma amizade com um garoto vietnamita e começará a lutar contra o sistema imposto pelos EUA, como por exemplo: a censura das notícias que impede que os soldados e as pessoas vejam o que realmente está acontecendo com a guerra.

Eu, particurlamente, me identifiquei bastante com este filme. Robin Williams nos oferece uma de suas mais divertidas e melhores atuações da carreira. Ele nos apresenta um lado para imitações e personificações maravilhoso, e ainda, uma sensibilidade e sutileza extrema ao montar este notável personagem. A gente sente através de sua atuação, o seu fervor e vontade de acabar com as barreiras impostas pelos EUA, ou seja, Adrien Cronauer é um guerrilheiro contra guerra que possuí em mãos uma unica e forte arma, o RÁDIO.

E este lado crítico sobre a guerra do Vietnã continua se encaixando com perfeição até hoje. Basta tirarmos o Vietnã e colocarmos o Iraque que a crítica continuará de pé. E não é só Robin Williams que merece elogios por criar este personagem memorável, mais Barry Levinson também é digno de aplausos por criar seqüências antológicas, como por exemplo: as cenas onde são mostradas a guerra e a violência dos soldados americanos sobre os vietnamitas ao som da música “What a Wonderful World”. Uma cena na qual Levinson nos mostra que não somos nada e que a guerra é algo inútil e onde ninguém é absolutamente ninguém.

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir "Bom Dia Vietnã” corra para a locadora mais próxima e assista a este filme. Uma obra que nos apresenta a futilidade da guerra através de um ângulo diferenciado, e onde é mostrado que todos nós somos iguais. Uma grande obra de Barry Levinson acompanhado de uma das melhores atuações de Robin Williams em toda a carreira. Sem dúvida alguma, para mim, Bom Dia Vietnã é um pequeno, sério e comprometido clássico do cinema. E mesmo que os roteiristas pouco explorem o amor de Robin Williams por uma vietnamita, o filme mesmo assim consegue ser simplesmente MARAVILHOSO, e acima de tudo, inesquecível.

Nota: «««««



Filme: BOM DIA, VIETNÃ*****
(Good Mornig Vietnã - EUA)

Ano: 1987

Dirigido por: Barry Levinson

Elenco: Robin Williams, Forest Whitaker, Bruno Kirby, Tung Trahn Tran...

Sinopse: Em 1965, o DJ Adrian Cronauer é recrutado para comandar o programa de rádio das forças armadas estado-unidenses no Vietnã. Irreverente, ele agrada aos soldados, mas enfurece Steven Hauk, um segundo-tenente e superior imediato de Cronauer, que tinha uma necessidade enorme de provar que era superior hierarquicamente. Movido pela inveja e ciúme, ele tenta prejudicar Cronauer, mas a sua popularidade é tal que é protegido pelos altos escalões.

0 Response to "RELEMBRANDO... BOM DIA, VIETNÃ (1987)"

Postar um comentário

Powered by Blogger