Crítica: A PARTIDA (em DVD)


Filme: A PARTIDA
(Departures/Okuribito - JAPÃO)

Ano: 2009

Dirigido por: Yojiro Takita

Elenco: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshyuki, Kimiko Yo, Takashi Sasano.

Sinopse: 'A Partida' conta a história de um violoncelista que volta à cidade natal com a esposa depois que a orquestra onde toca é dissolvida. Lá, começa a trabalhar como funcionário funerário e fica extremamente orgulhoso de sua nova profissão, apesar das críticas dos que o rodeiam.

A Partida é um filme japonês ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro ano passado e é um filme que eu posso defini-lo como simplesmente: SENSACIONAL.

A obra, dirigida por Yojiro Takita, é um filme que fala, de maneira leve e envolvente, sobre a morte, ou como diz o título da fita, “a partida”. E um dos grandes méritos de Yojiro está justamente na forma como ele fala deste tema que assombra a muitos.

Aqui, ele nos mostra que a morte é apenas o começo de uma nova vida, e que a gente não precisa se desesperar com o falecimento de um ente querido ou de um amigo, e sim, que devemos ficar felizes e fazer de sua partida o melhor e mais prazeroso momento de sua vida. Com isso, o filme abrirá espaço também para os problemas do protagonista como por exemplo: a mágoa que ele guarda do pai que o abandou com a mãe aos seus seis anos de idade, a uma discussão com a esposa devido aos seu trabalho (assistente de agente funerário) e algumas outras coisas, para no final, ele ver que não podemos perder a oportunidade de ficarmos com as pessoas, pois se não, pode ser tarde demais.

A Partida, resumindo então, é uma obra que fala de morte de um modo peculiar, interessante, que envolve e principalmente, emociona. A sutileza e leveza com a qual Yojiro Takita exerce a edição, o desenrolar e a abrangência do tema, fazem com que A Partida seja um filme essencial para se assistir. E por menos que erre em alguns momentos ao discutir se o trabalho do personagem principal é bom ou não, Yojiro mostra competência em fazer disso, algo irrelevante. E tudo isso acompanhado de uma trilha sonora magistral orquestra por Joe Hisaishi.

Nota:

«

«

«

«

Crítica por Matheus C. Vilela

POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO SOBRE O FILME




A PARTIDA GANHOU O OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO DE 2009

0 Response to "Crítica: A PARTIDA (em DVD)"

Postar um comentário

Powered by Blogger