Artista do Mês de Junho: PIXAR

CONFIRA UMA AVALIAÇÃO DOS 10 ANTERIORES FILMES DO MAIOR E MELHOR ESTÚDIO DE ANIMAÇÃO DO PLANETA. A PIXAR É O NOSSO "ARTISTA DO MÊS" DESTE MÊS DE JUNHO.

TOY STORY*****
(Toy Story, 1995/EUA)
Dirigido por: John Lasseter

Em 1995 nascia uma das melhores animações da história que daria impulso também para uma das melhores trilogias do cinema. Feita totalmente em computador, Toy Story revoluciona um gênero e muda todo um modo de fazer animações no mercado Hollywoodiano. E além de mostrar perfeição com os detalhes e expressões faciais dos personagens, o filme leva junto uma história original que marcou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma história que fala de amizade, união e tudo, recheado de muita aventura. O filme marca a estreia triunfal dos estúdios Pixar com a Walt Disney.

VIDA DE INSETO****
(A Bug´s Life, 1999/EUA)
Dirigido por: John Lasseter

John Lasseter dirigiu Toy Story no ano anterior e ganhou grande notoriedade e fama ao apresentar uma das mais inteligentes ideias do mundo da animação, e em 1998, Lasseter apresenta ao mundo uma outra obra-prima dos estúdios que perdura até hoje na imaginação de crianças e adultos. No mesmo ano, a Dreamworks lançava o mais sério FormiguinhaZ, porém, por ter um tom mais divertido e possuir uma aparência mais chamativa, as formigas da Pixar conseguem superar as formigas da Dreamworks com uma história cheia de lições e situações muito divertidas. Além de possuir personagens super carismáticos, o longa evolui no gráfico e consegue criar sequências perfeitas, como por exemplo: a cena da chuva bem no final. E mesmo que não possua um roteiro 100% perfeito, a Pixar, de novo, marca a história do cinema.

TOY STORY 2*****
(Toy Story 2, 1999/EUA)
Dirigido por: John Lasseter

Muitos podem dizer que esta continuação não supera a original, mais na minha opinião, Toy Story 2 consegue permanecer no mesmo nível e manter o tom original, as aventuras empolgantes e as diversas mensagens que são trasmitidas perfeitamente pelos personagens. A aventura aqui consegue ser até bem melhor que a do original, e mesmo que tenha um vilão meio que desnecessário no final, o filme, em cada sequência, se supera ainda mais. Outra obra-prima do estúdio.

MONSTROS S.A*****
(Monsters Inc.,2001/EUA)
Dirigido por: Pete Docter

É incrivel como a Pixar em cada trabalho se supera ainda mais. Aqui, eles decidem lidar com aquilo que sempre assustou a criançada: MONSTROS. E com isso, o estúdio revoluciona essa imagem assustadora dos monstros ao criar um filme emocionante, inteligente, com personagens divertidos e humanos e principalmente, marcam a história do cinema por mostrar com extrema perfeição o movimento dos pêlos do monstro Sully. Mais uma vez, a Pixar consegue pegar aquilo que sempre foi presente na imaginação das crianças e criar um revolucionário e emocionante filme. O final é simplesmente demais.

PROCURANDO NEMO*****
(Finding Nemo, 2003/EUA)
Dirigido por: Andrew Stanton

Quando Procurando Nemo foi lançado nos cinemas, se tornou-se o maior sucesso financeiro do estúdio até ali. Concorreu ao Oscar de Animação e venceu o prêmio e mais uma vez, como sempre, a Pixar revoluciona a forma de fazer animações. Aqui, a história se passa no fundo do mar, e tendo como desafio manter a naturalidade e criar a sensação de profundidade e fluídos para a perfeição do ambiente submarino, o estúdio tira isso de letra e ao mesmo tendo, cria uma história emocionante onde mostra a luta de um pai a procura do filho que foi levado por mergulhadores, e tudo isso, acompanhado de uma aventura emocionante e uma perfeição gráfica notória e maravilhosa. A personagem Doris rouba a cena totalmente.

OS INCRÍVEIS*****
(The Incredibles, 2004/EUA)
Dirigido por: Brad Bird

Super heróis sempre fizeram parte do cinema e sempre foram motivos de muito sucesso. Aqui, a Pixar revoluciona mais uma vez com um dos detalhes mais desafiadores para os animadores: os seres humanos. Por incrível que pareça lidar com seres humanos é uma das coisas mais difíceis em um filme animado por computador, e aqui, eles conseguem criar essa naturalidade e perfeição nos movimentos e nas expressões faciais. Sem falar que a aventura é recheada de uma ação que é de dar inveja a muitos filmes por aí, e como em todos os trabalhos do estúdio, a principal preocupação da Pixar é a história e neste Os Incríveis temos mais um exemplo de uma história tocante e humana desenvolvida com muita ação e reviravolta.

O estúdio faz uma dobradinha e leva o seu segundo Oscar de Animação.

CARROS****
(Cars, 2006/EUA)
Dirigido por: John Lasseter

Brinquedos, monstros e super heróis sempre fizeram parte da infância de qualquer criança, e principalmente na dos meninos, carros sempre foi indispensável. E voltando para a direção depois de alguns anos somente como produtor executivo e presidente da Pixar, John Lasseter cria um dos desenhos mais rentáveis do estúdio, que apesar de ter uma historinha meio clichê e pequenos deslizes no roteiro, é um filme empolgante com idéias e detalhes interessantíssimos nunca vistos antes no cinema.

RATATOUILLE*****
(Ratatouille, 2007/EUA)
Dirigido por: Brad Bird

Além do gráfico de Ratatouille ser perfeito chegando a nem parecer uma animação, o filme possui um dos roteiro mais originais e inteligentes do estúdio. É um dos melhores filmes da Pixar que consegue encantar com uma trilha sonora e imagens de Paris belíssimas, e ao mesmo tempo, divertir toda a família.

Ratatouille marca a vitória do terceiro Oscar de Animação do estúdio e é um dos melhores filmes que já assisti em toda minha vida.

WALL-E*****
(Wall-E, 2008/EUA)
Dirigido por: Andrew Stanton

Olha, a cada ano que passa é incrível como os animadores da Pixar conseguem criar algo interessante e muito inteligente. Em 2008, eles apresentam ao planeta uma animação que envolve ação, ficção científica, romance, comédia e uma história bem original com personagens encantadores. Nos primeiros quarenta minutos de duração (mais ou menos) Wall-E é totalmente mudo e o diretor Andrew Stanton consegue transmitir com muita perfeição as mensagens do filme, e mensagens tocantes que mostra o que pode acontecer com a Terra se não cuidarmos dela. Sem falar que o filme faz várias referências a clássicos do cinema, como por exemplo: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" e "Alô Dolly!"

Wall-E marca o quarto Oscar de Animação da Pixar e está entre os melhores filmes que vi na minha vida.

UP - ALTAS AVENTURAS*****
(Up, 2009/EUA)
Dirigido por: Pete Docter

Nunca antes eu havia chorado tanto em uma animação como aconteceu neste Up - Altas Aventuras. Com um começo antológico e uma história bem emocional que levou muito marmanjo nos cinemas às lágrimas, Up - Altas Aventuras traz muita aventura, drama, romance e comédia. Assisti cinco vezes e não consegui deixar de chorar nessas cinco vezes, e mais uma vez, a Pixar mostra sua competência e extrema capacidade em criar filmes originais, que emocionam e divertem toda a família, seja adultos ou crianças.

Além de concorrer como Melhor Animação e ganhar o quinto Oscar do estúdio, Up - Altas Aventuras é a segunda animação na história do cinema a ser indicada ao prêmio de Melhor Filme (a outra foi A Bela e a Fera). O filme também ganhou o Oscar mais do que merecido de Melhor Trilha Sonora, que é algo também antológico e marcante na obra.

Comentários por Matheus C. Vilela

CONFIRA A CRÍTICA DE TOY STORY 3 CLICANDO NO LINK A SEGUIR:

0 Response to "Artista do Mês de Junho: PIXAR"

Postar um comentário

Powered by Blogger