TOP5 nº 2 - FILMES QUE SE PASSAM NA ÁFRICA

HOTEL RUANDA (2004)****
(Hotel Rwanda/Eua, Itália, Reino Unido e África do Sul)
Dirigido por: Terry George

Um conflito político, em 1994, levou à morte quase um milhão de ruandeses em apenas 100 dias. Mais um dono de hotel no lugar decide abrir seu coração e ajudar adultos e crianças a sobreviverem no local durante o período. Hotel Ruanda, acima de tudo, é um filme de perseverança e muita luta, e o diretor Terry George soube contar com muita eficiência esse acontecimento que marcou a história da África, e cria, acima de tudo, uma obra tocante e emocionante que nos apresenta a crueldade para com os africanos. A atuação de Don Cheadle é marcante e se consagra como uma das melhores de sua carreira.

O JARDINEIRO FIÉL (2005)*****
(The Constant Gardener/Alemanha e Reino Unido)
Dirigido por: Fernando Meirelles

Quem disse que Fernando Meirelles não daria conta do recado no mercado estrangeiro se enganou completamente. Além de ter sua grande obra prima aqui no Brasil (Cidade de Deus), Meirelles também cria sua grande obra prima no cinema estrangeiro ao realizar um thriller investigativo onde Justin Quayle (Ralph Fiennes) é um diplomata britânico vivendo em Nairóbi, no Quênia, que decide investigar as razões do assassinato de sua esposa Tessa (Rachel Weisz), uma ativista dos direitos humanos.

Meirelles, assim como em Cidade de Deus, continua com aquele domínio de câmera formidável onde, acompanhado de uma belíssima fotografia, consegue captar a essência e a tensão de cada cena. O filme possui também uma história bem interessante onde é mostrado o podre de governos internacionais onde, só estão na África, por motivos restritamente financeiros, e com isso, acabam que usando os próprios africanos como cobaias em experimentos farmacêuticos. E com o decorrer da fita, a tensão fica ainda mais forte depois que Justin descobre que sua esposa estava envolvida., e tudo, acompanhado de uma ação eficiente e um desenrolar que nunca perde o ritmo.

DIAMANTE DE SANGUE (2006)*****
(Blood Diamond/EUA)
Dirigido por: Edward Zwick

Quando um diretor consegue misturar ação com uma boa história e criar um filme eficiente e muito bem desenvolvido, ele é simplesmente digno de nosso reconhecimento e de nossos aplausos. Edward Zwick (que dirigiu os muito bons Nova York Sitiada e O Último Samurai) cria, aqui, o seu melhor trabalho onde mostra, com muita tensão e dinamismo, o tráfico de pedras precisas na África que financia a guerra civil em Serra Leone, em 1999.

A atuação de Leonardo DiCaprio é maravilhosa e o conteúdo do longa é algo muito interessante que nos mostra com muita qualidade os confrontos da famosa Serra Leone e que, quando se trata de tráficos de pedra, cada um está por si só. E tudo isso acompanhado de cenas de ação empolgantes e bem filmadas que ajudam na empolgação e eficiência do roteiro. Eu gosto bastante do filme e mesmo que não seja uma história real, tudo mostrada é simplesmente o cenário habitual do local. Recomendo sem hesitação.

MANDELA - LUTA PELA LIBERDADE (2007)***
(Goodbye Bafana/Alemanha, França, Bélgica, África do Sul, Itália, Inglaterra e Luxemburgo)
Dirigido por: Bille August

Além de apresentar a vida de prisioneiro do revolucionário Nelson Mandela, MANDELA - LUTA PELA LIBERDADE mostra a mudança de vida de um guarda branco racista depois que este é encarregado de guardar a cela do famoso prisioneiro. O filme é bem interessante e possui uma história bem simples e legal, porém, acho pouco ousado e pouco emocionante. Apesar de realizar uma boa atuação, Dennis Haysbert pouco se parece com Mandela e não consegue causar tanta convicção como por exemplo, um Morgan Freeman consegue. Mais vale a pena conferir para conhecermos um pouco mais da vida deste grande homem em sua época de prisioneiro.

MADAGASCAR 2 - A GRANDE ESCAPADA (2008)***
(Madagascar - Escape 2 África)
Dirigido por: Eric Darnell e Tom McGrath

Mesmo com um visual bem mais elaborado que o do primeiro, acho este Madagascar 2 - A Grande Escapada uma obra muito divertida, porém, não mais que o primeiro filme. Neste daqui, os roteiristas pegam muito de o O Rei Leão e se focalizam bastante no personagem de Alex (o leão) e esquecem dos outros bem mais interessantes e divertidos personagens. O quarteto principal é deixado de lado e a história faz com que Melman (a girafa), Glória (o hipopótamo) e Marty (a zebra) sirvam apenas como preenchimento de tempo em tramas não muito chamativas. Temos até um romance forçado e não muito convincente de Melman para Glória.

A animação, empolgação e as músicas continuam, mais Madagascar 2 não se sobressai ao seu antecessor, que mesmo com falhas e pequenos deslizes, consegue explorar corretamente cada um dos personagens do filme e ter piadas bem mais engraçadas. A aventura aqui parte para a África, e acho que o único quesito que vale a pena é o visual das savanas e a famosa música "Eu Me Remexo Muito".

Comentários por Matheus C. Vilela

BOA SORTE BRASIL!!!

0 Response to "TOP5 nº 2 - FILMES QUE SE PASSAM NA ÁFRICA"

Postar um comentário

Powered by Blogger