RECENTE NAS LOCADORAS

PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA****

(Precious, 2009/EUA)
Dirigido por: Lee Daniels

Sinopse: Claireece Jones Precious sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e geralmente passa despercebida. A melhor maneira de saber sobre ela são suas próprias falas: "Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã. Uma história intensa de adversidade e esperança.

Ganhador de dois Oscar e um dos grande favoritos ao prêmio de Melhor Filme, Preciosa - Uma História de Esperança é aquele típico drama onde tudo dá errado para nossa personagem protagonista, porém, esta nunca desiste de lutar por sua felicidade. E apesar deste típico clichê da história, o diretor Lee Daniels consegue emocionar e tocar o telespectador com uma personagem simpática, que devido aos seus inúmeros problemas, consegue chamar nossa atenção para o seu caso e nos deixar chocados e com uma imensa vontade de ajuda-la. A história é baseado no livro "Push" escrito pela escritora americana Sapphire e o roteiro venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Juntamente com esta impactante e forte história onde Lee Daniels não exita em amenizar as cenas mais intensas, como a violência da mãe de Preciosa e o momento em que a garota é violentada pelo pai, o filme leva consigo um eficiente elenco que encabeça com perfeição cada um de seus respectivos personagens. Gabourey Sidibe (a Preciosa) realiza sua estreia nos cinemas já com uma personagem sofrível mais que nunca perde a esperança e a vontade de vencer na vida, e sentimos todo seu sofrimento através de seu jeito calado e as vezes violento, e também, toda sua felicidade nos momentos de pura alegria vividos pela personagem. Agora, o grande destaque do filme é sem dúvida Mo´nique na pele da violenta mãe de Preciosa. É impossível esta aparecer em cena e o público não sentir repulsa e aversão a sua ignorância e falta de humanidade, que no final, é justificada devido ao ciúmes e a problemas familiares. O diálogo final de Mo´nique foi o grande propiciador de seu merecido Oscar de Atriz Coadjuvante, pois ali, além de conhecermos melhor a parte humana da personagem, também temos conhecimento de atitudes tão desumanas que acabaram causando todos os problemas para a filha Preciosa. Eu, particularmente, senti pena da mãe por ver como pode existir uma pessoa deste jeito, que a cada dia foi-se afundando mais e mais. Vi ali um arrependimento sincero de escolhas onde esta não soube escolher corretamente, e que acabou criando uma bola de neve incapaz de ser desfeita. É a melhor parte do filme e devido ao talento dramático revelador de Mo´nique, é impossível não cair em prantos.

Sem dúvida alguma vale a pena assistir Preciosa - Uma História de Esperança. É um dos melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros este ano e um dos melhores dramas lançados atualmente no mercado. E mesmo com todo este material forte e impactante, o filme possui sim seu lado esperançoso e positivo. Excelente.

A CAIXA***
(The Box, 2009/EUA)
Dirigido por: Richard Kelly

Sinopse: O que você faria se lhe entregassem uma caixa com apenas um botão e que se você o apertasse lhe deixaria milionário mas, ao mesmo tempo, tirasse a vida de alguém que você não conhece? Norma Lewis (Cameron Dias) é uma professora e o seu marido, Arthur (James Marsden), é um engenheiro da NASA. Eles são um casal com um filho que leva uma vida normal morando no subúrbio. Tudo muda quando um misterioso homem aparece com uma proposta tentadora: a caixa. Norma e Arthur têm 24 horas para fazer a escolha. Logo eles irão descobrir que certas escolhas estão fora de seu controle e vão muito além da fortuna e do destino.

Eu não estava muito empolgado para com este A Caixa não. O poster não me convencia e muito menos o trailer, porém, com o decorrer da projeção, me vi diante de uma obra com um contexto bem inteligente que causa tensão no público e consegue nos fazer pensar um pouquinho sobre a natureza do ser humano.

Aqui, um sujeito estranho (Frank Langella) apresenta uma proposta tentadora para o casal interpretado por Cameron Diaz e James Marsden. Ele mostra uma caixa com um enorme botão vermelho no meio, onde, se eles apertarem, irão ganhar, em dinheiro, um milhão de doláres, porém, uma pessoa que eles não conhecem, em qualquer lugar no planeta irá morrer. Se não apertarem, a vida volta ao normal e eles não levam o dinheiro, só que, estando com problemas financeiros, à tentação fica ainda mais forte.

O que eu achei mais criativo neste suspense, foi que o filme cria um dilema bem interessante que merece ser avaliado. Todos nós seres humanos pensamos somente em nossos interesses e pouco nos importamos com as outras pessoas, e aqui, isto é mostrado de forma inteligente com uma situação que não apela para o exagero ou a mentira. Imagine você, ou eu ou qualquer pessoa diante de uma situação dessas, qual seria nossa atitude? Você pode falar agora que não apertaria o botão pois outra pessoa iria morrer, porém, deixa um sujeito abrir um mala com um milhão de dólares na sua frente que para ganhar na hora, você só precisa apertar o tal botão vermelho. Afinal, quem vai morrer é alguém que você não conhece, contanto, não lhe causara efeito algum, ou seja, você só têm a ganhar com a proposta.

Com isso, o diretor Richard Kelly desenvolve de forma eficiente essa situação que mostra a ganância do ser humano e o tanto que este, nos momentos mais apertados, pouco pensa no próximo, e sim, só nele mesmo. O único erro crucial do filme e que acaba comprometendo um pouco a eficiência do resultado final, é que o roteiro opta, mais pra frente, por situações sobrenaturais que pouco acrescentam ao filme e ficam mal explicadas e desenvolvidas. Não tinha necessidade dessa sobrenaturalidade toda, pois afinal, A Caixa já estava funcionando perfeitamente sem isso.

O elenco do filme se encontra também muito bom. Cameron Diaz, depois de revelar seu talento dramático em Uma Prova de Amor, vêm realizando trabalhos diferentes e está conseguindo sair daquela sua imagem de sexy simbol, ou, garotinha de comédia romântica. Aqui, ela movimenta eficientemente o filme com uma personagem contida e que transmite com êxito seus sentimentos. James Marsden também está ótimo e Frank Langella, com seu jeito e voz imponentes, cria tensão e suspense na pele do tal sujeito estranho que faz a misteriosa e tentadora oferta.

A Caixa é um suspense inteligente, que mesmo tendo a falha do sobrenatural, cria tensão e prende o telespectador com uma história interessante com muito a se pensar. Vale a pena assistir.

HIGH SCHOOL MUSICAL - O DESAFIO**
(High School Musical - O Desafio, 2010/BRASIL)
Dirigido por: César Rodrigues

Sinopse: Trabalhando contra o relógio e com poucos recursos, os alunos se empenham para o grande dia. Olavo e Renata, juntos com Moroni, Bia, Samuel, Fábio e Ed participam do concurso formando uma banda. Ao mesmo tempo, Paula tenta prejudicar a banda para que eles não sejam bem sucedidos. Apenas uma banda será a vencedora, aquela que for capaz de trabalhar em equipe, buscar a superação e saberem que além de serem os melhores artistas, é imprescindível serem as melhores pessoas.

A franquia High School Musical da Disney não é nenhuma maravilha, mais sendo Disney e tendo um público alvo, consegue cumprir com êxito seu dever de casa. Eu gosto do primeiro filme (o feito para a TV) pois acho que consegue divertir e empolgar com coreografias e musicas animadas. Já o segundo e o terceiro conseguiram me decepcionar um pouquinho, agora, devido ao sucesso da franquia original e para não deixar a mania acabar tão cedo, países decidiram fazer sua própria versão do High School Musical americano, só que, como a cultura dos EUA é bem diferente de países como Brasil e/ou Argertina (que fizeram suas versões), a tentativa de copiar a versão original em cada detalhe e não fazer com a cultura do próprio país acaba gerando um resultado horrível, mal desenvolvido, com péssimas musicas e coreografias pior ainda. O Brasil têm tanta coisa interessante e bonita que se fosse usada e explorada corretamente daria um bom musical juvenil. Mais aqui, tudo resumi-se somente em copiar o norte americano e falhamos mais uma vez com a falta de criatividade.

Tirando a simpática e bonita Renata Ferreira (a principal), o resto dos personagens não chamam muita a atenção e pouco conseguem se identificar com o público. Porém, a tentativa é até boa e os atores estão ali se dedicando e dando o melhor de cada um no primeiro filme deles, agora, a falta de criatividade para com o material é chocante e sofrível. Wanessa Camargo está insuportável e soa totalmente desnecessária na fita. High School Musical - O Desafio possui, somente, poucos bons momentos, mais de modo geral, é algo para se passar longe.

Comentários por Matheus C. Vilela

0 Response to "RECENTE NAS LOCADORAS"

Postar um comentário

Powered by Blogger