Crítica: CIRQUE DU FREAK - O ASSISTENTE DE VAMPIRO (nas locadoras)

Filme: CIRQUE DU FREAK - O ASSISTENTE DE VAMPIRO**
(The Vampire’s Assistant, EUA)


Ano: 2010

Dirigido por: Paul Weitz

Elenco: Ray Stevenson, Josh Hutcherson, Salma Hayek, Willem Dafoe, John C. Reilly, Jane Krakowski, Patrick Fugit, Ken Watanabe.

Agora eu entendo o porquê de “Cirque Du Freak – O Assistente de Vampiro” ter sido lançado diretamente para DVD e não nos cinemas como era o esperado. A cada dia que passa mais pessoas vão inventando formas de vampiros e monstros menos assustadores e mais com caras de bonzinhos e simpáticos, e isto, além de prejudicar toda a cultura do personagem, ajuda ainda mais para a criação de filmes sem graça e desinteressantes. E se já romantizaram e enfeitaram tudo na Saga Crepúsculo, a situação neste Assistente de Vampiro consegue ser ainda mais ridícula e infantil, com um resultado onde nem adolescentes irão conseguir agüentar até o final.


O filme é uma adaptação do primeiro livro de uma série de 12 volumes escritos pelo americano Darren Shan. Eu, particurlamente, nunca tive a oportunidade de ler as obras literárias, porém, se tudo apresentado aqui for realmente fiel às histórias de Shan, então a literatura e a fantasia dos vampiros estão entrando em um sério declínio de qualidade. Para você ter uma idéia, os vampiros criados por Darren Shan podem morrer através da decapitação ou uma estaca no coração, são hiper mega velozes (e no filme temos até um efeito ao estilo The Flash para mostrar isso) e não são necessariamente malvados. Aqui, eles não bebem do pescoço das pessoas e para transformarem seres humanos em vampiros eles realizam uma transfusão de sangue pelos dedos, onde é feito um pequeno corte na pontinha do dedo de cada um, são colocados bem juntinhos, e assim, a pessoa recebe o sangue vampiresco. Sem mencionar outros detalhes que são uma verdadeira afronta à história deste personagem, que antes, era considerado uma das criaturas mais assustadoras do cinema e principalmente, da literatura.

E nem acho que “Cirque Du Freak – O Assistente de Vampiro” sirva ao menos para um entretenimento despretensioso. Apesar de ter momentos divertidos e simpáticos, o diretor Paul Weitz (Um Grande Garoto) não consegue manter o ritmo e cria um filme piega, com cenas de são mal interpretadas e mal feitas, e ainda, personagens caricatos, coloridos e que não conseguem fazer jus a tradução de Cirque Du Freak, ou seja, Circo dos Horrores. Nem atores bons e conhecidos como John C. Reilly, Willen Dafoe e Salma Hayek conseguem salva a obra, mas sim, serem uma das piores coisas nela. E com tudo isso junto, era óbvio que o filme iria receber críticas negativas tanto da própria crítica quanto do público em si. Algo que com os pôsteres parecia ser tão divertido e um pouco aterrorizante, aqui, mostra-se algo extremamente infantil com efeitos baratos e uma história que pouco empolga e diverte, e olha que tinha tudo para ser bem mais eficiente que a Saga Crepúsculo, entretanto, faltou seriedade para com o material.

Nota: ««

POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO SOBRE O FILME

Crítica por Matheus C. Vilela

0 Response to "Crítica: CIRQUE DU FREAK - O ASSISTENTE DE VAMPIRO (nas locadoras)"

Postar um comentário

Powered by Blogger