RELEMBRANDO... 101 DÁLMATAS - O FILME (1996)

"14 ANOS DE UM CLÁSSICO DO CINEMA INFANTIL, E AINDA, ACOMPANHADO DE UMA DAS VILÃS MAIS FAMOSAS E DIVERTIDAS DO CINEMA."

Podem falar o que for de 101 Dálmatas que eu continuo achando um dos mais divertidos filmes infantis que o cinema já produziu. Além de ter marcado profundamente minha infância, 101 Dálmatas possui uma das vilãs mais caricatas já vistas, mais por sinal, uma das mais divertidas também. Baseado no famoso desenho de mesmo nome lançado em 1961 pela Disney, o longa metragem consegue ser fiel em todos os aspectos e recriar com extrema qualidade os cenários, os personagens e o clima despretensioso e bem animado do desenho.

A história não é muito o que interessa em 101 Dálmatas, pois apesar do roteiro ter sido escrito pelo mestre John Hugues, o que realmente vale a pena no filme é a clássica obsessão da vilã Cruela (Glenn Close) em raptar os cachorros para fazer um ousado casaco de pele, que segundo ela, irá revolucionar o mundo da moda. Se formos avaliar a situação apresentada, veremos certa desnecessidade por parte da atitude da vilã, pois afinal, ela não precisa se matar pelos únicos 101 Dálmatas do filme sendo que existem milhares de outros dálmatas no planeta, e seguindo a linha de raciocínio, uma ida a uma loja de animais seria um caminho bem mais fácil e menos doloroso de conseguir os cachorros. Entretanto, mesmo com todo esse exagero do roteiro, 101 Dálmatas é uma diversão infantil bem realizada e muito divertida. Mesmo que exista cenas insuportáveis onde é mostrada a comunicação dos cachorros entre si, a obra conseguiu se tornar um clássico dos estúdios de Sr. Disney e entrar com fôlego na história do cinema e no coração de muitas crianças.

Como todos nós sabemos, os personagens mais destacáveis em um filme sempre são os vilões. Os vilões, apesar de perderem sempre injustamente no final, são os que recebem as melhores falas e os responsáveis pelo dinamismo do filme. E neste 101 Dálmatas, esta tese fica mais do que comprovada. O trunfo aqui não são os mocinhos, e sim, os próprios vilões. Glenn Close recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Comédia e/ou Musical ao criar fielmente a vilã do desenho e em todas as vezes em que aparece o filme ganha mais vida, ritmo e torna-se ainda mais prazeroso de se assistir. E vilões de filmes infantis sempre foram caricatos, com isso, toda a caricatura feita por Close colabora 100% para o tom da personagem. E toda vez que passava o filme na televisão, eu assistia ansioso esperando ver o desfecho de Cruela, que tanto neste quanto na continuação de 1998 são os melhores momentos da fita.

Completando, então, 14 anos de vida, “101 Dálmatas” envelhece bem como um clássico do gênero Infantil, e mesmo com notáveis falhas do roteiro, o filme cumpre sua função de diversão e consegue permanecer até hoje no coração daqueles que viveram a época. Com uma vilã histórica que deixou Glenn Close famosa por todos no mundo inteiro, 101 Dálmatas merece ser visto por todos e passado de geração para geração. E quem é fã do personagem Dr. House, ainda leva de brinde Hugh Laurie na pele de um dos capangas da vilã, em um desempenho também hilário.

Nota: ««««



Filme: 101 DÁLMATAS - O FILME****
(101 Dálmatas - The Movie/EUA)

Ano: 1996

Dirigido por: Stephen Herek

Elenco: Glenn Close, Hugh Laurie, Jeff Daniels, Joely Richardson...

Sinopse: Em Londres, Roger, projetista de games, conhece Anita, uma designer de moda, e pouco tempo depois se casam. Ambos têm cães da raça dálmata: Perdita and Pongo, que logo os presenteiam com o nascimento de 15 filhotes. Porém, Cruella, uma malvada e excêntrica estilista, quer comprar os filhotinhos, mas o casal se recusa a vender e ela acaba sequestrando-os. Agora Perdita e Pongo saem desesperados e recorrem aos outros animais para ajudá-los a encontrar seus filhotes.

0 Response to "RELEMBRANDO... 101 DÁLMATAS - O FILME (1996)"

Postar um comentário

Powered by Blogger