Crítica O EQUILIBRISTA


Filme: O EQUILIBRISTA
(Man on Wire)

Ano: 2008

Dirigido por: James Marsh

Elenco: Philippe Petit, Annie Allix, Jean-Louis Blondeau, David Forman, Barry GreehouseArdis Campbell, David Demato.


Vencedor do Oscar de Melhor Documentário na premiação deste ano, O Equilibrista é um filme com estilo que nos apresenta a vida aventuresca de Philippe Petit, um jovem francês com grande apetite por aventura e realização de sonhos.

O Equilibrista mostra várias das aventuras de Philippe Petit ao redor do mundo, como por exemplo, a vez em que este atravessou as duas torres da Igreja de Notre Dame. Mais o principal sonho de Philippe era atravessar as Torres Gêmeas, e quando a construção destas foi encerrada, Petit e seus amigos montaram um golpe em segredo por oito meses para se infiltrarem no edifício e poderem prender o cabo de aço nos dois edifícios, e olha que eles acabaram conseguindo e Philippe Petit e seus cúmplices, logo após a façanha, acabaram presos, e o acontecimento ficou conhecido como “o crime artístico do século”.

Retomando matérias de arquivo, O Equilibrista reencena o feito entrevistando tanto Petit quanto seus amigos cúmplices, e o diretor James Marsh também recria partes da história desse grupo refilmando com atores o acontecimento.

O Equilibrista é um documentário que possui um ritmo dinâmico e direto, porém, o filme poderia explorar a vida de Philippe Petit e não somente mostrar seus feitos pelo mundo, pois ao assistir o documentário e conhecer uma pessoa como Petit, ficamos com aquela vontade de conhecer mais ainda sobre aquele homem, e principalmente, como essa paixão por sair andando em cima de uma corda se aflorou em sua vida. Porém, o documentário nem procura mostrar isso, e sim, as aventuras de Philippe.

As cenas recriadas por James Marsh para contar como foram os ensaios e os preparativos para a travessia nas Torres Gêmeas ou até as conversas do grupo são eficientemente bem criadas, o diretor possui um jogo de câmera dinâmico que faz jus a como os personagens estavam se sentindo na hora.

“O Equilibrista”
não posso afirmar se foi merecido ter ganho o Oscar, mais posso afirmar nesta crítica, que vale a pena conhecer um pouca das aventuras de Philippe Petit neste documentário, que tirando suas falhas, continua sendo sem dúvida, um excelente documentário.

Nota:

«

«

«

«

Crítica por Matheus C. Vilela







FILME VENCEDOR DO OSCAR DE MELHOR DOCUMENTÁRIO DE 2008.

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "Crítica O EQUILIBRISTA"

Postar um comentário

Powered by Blogger