Crítica O SEGREDO DO VALE DA LUA


Filme: O SEGREDO DO VALE DA LUA
(The Secret Moonacre)

Ano: 2009

Dirigido por: Gabor Csupo

Elenco: Ioan Gruffudd, Tim Curry, Natascha McElhone, Dakota Blue Richards.

O Segredo do Vale da Lua é aquele filme que segue a mesma linha de obras do gênero “fantasia”, ou seja, possui tios excêntricos, maldição, seres mágicos, grandes mansões e muito mistério, e sendo dirigido por Gabor Gsupo, o mesmo diretor do ótimo “Ponte para Terabítia” (outra filme de fantasia), O Segredo do Vale da Lua é um filme que agrada, mais peca pela fraca produção, pela fraca história e também pela pouca fantasia em torna desta.

Bela Bontempo (Dakota Blue Richards, de A Bússola de Ouro) é uma garota de treze anos que perde o pai e vai morar com seu rude tio Benjamin (Ioan Gruffud, de Quarteto Fantástico) em uma sombria mansão no misterioso Vale da Lua. Ao redor da mansão, se encontra uma floresta onde Bela descobrirá a verdade sobre uma maldição que divide duas famílias há séculos e que se não for impedida, destruirá todo o vale. Portanto, Bela precisa quebrar a maldição antes do nascimento da 5,000ª lua cheia que se aproxima se não, será o fim de todos os moradores do vale.

Em Ponte para Terabítia, o diretor Gabor Gsupo criou um mundo fantasioso a partir da imaginação de seus protagonistas, e além de fantasia e imaginação, Gabor havia misturado um pouco de dramatização, detalhe que me emocionou profundamente em certo momento da película. Porém aqui, em O Segredo do Vale da Lua, o diretor ainda mantém aquele tom misterioso e dinâmico de Terabítia, entretanto, se tivesse explorado mais a fantasia, ou se tivesse colocado um pouco de ação, o filme poderia ser uma grande obra, e chegar a ser comparada com fortes nomes do gênero como As Crônicas de Nárnia e As Crônicas de Spiderwick, pois neste longa, é nítida a falta de confiança dos produtores e do próprio diretor em investir no filme, tanto na produção, quanto na divulgação.

O elenco encabeçado pela Lyra de A Bússola de Ouro, ou seja, a atriz Dakota Blue Richards e por Ioan Gruffud, o Sr. Fantástico de Quarteto Fantástico, está até bem composto. Dakota está ótima na pele de Bela, e a atriz consegue sim, segurar um filme de fantasia. Agora, é uma pena o diretor não ter explorado personagens secundários de grande peso, e personagens que poderiam gerar um tom cômico e mais divertido para o filme.

O Segredo do Vale da Lua foi lançado diretamente em DVD tanto aqui, quanto nos EUA, e por menos que seja um filme que falte muita coisa para ser um grande nome ao gênero “fantasia”, a película possui seus bons momentos e uma história legalzinha que vale a pena ser conferida em um dia de domingo à tarde.

Nota:««
Crítica por Matheus C. Vilela

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

1 Response to "Crítica O SEGREDO DO VALE DA LUA"

  1. Unknown says:

    NA MINHA OPONIAO O SEGREDO DO VALE DA LUA VEM AFALAR;SOBRE ORGULHO E AMBIÇAO,ESSAS DUAS PALAVRINHAS ,NO FILME MOSTRA QUE PODEM ACABAR COM A EXISTENCIA DE UMA LOGA GERAÇAO.

Postar um comentário

Powered by Blogger