Crítica O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Filme: O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
(The Boy in the Striped Pajamas)

Ano: 2008

Dirigido por: Mark Herman

Elenco: Vera Farmiga, David Thewlis, Rupert Friend, Richard Johnson, Sheila Hancock, Jim Norton, Asa Butterfield, David Heyman.

Baseado na obra literária de John Boyle, o livro O Menino do Pijama Listrado se tornou um sucesso de vendas em todo planeta. O livro conta de forma simples e sutil a historia de Bruno, um menino de 8 anos que mora em Berlim mais acaba se mudando para um lugar distante chamado Haja Vista. Lá, ele conhece um garoto judeu chamado Shmuel no qual acaba criando uma amizade proibida, pelo fato do menino ser um judeu e Bruno ser alemão. A história do livro se passa na Segunda Grande Guerra.

O filme dirigido por Mark Herman é uma obra maravilhosa, mas se comparado com o livro de Boyle, o longa erra e acerta em alguns aspectos. Primeiro vamos falar das falhas do longa.

O filme não resumi corretamente a obra literária de John Boyle, deixando de lado alguns momentos do livro que são cruciais para o desenrolar da história. O filme não explora corretamente (se comparado com o livro) os sentimentos de seus personagens, como a insatisfação inicial de Bruno pelo lugar onde foi morar, a discussões freqüentes entre Bruno e sua irmã, e principalmente o espanto de Bruno ao ver pela janela de seu quarto, pessoas de pijamas listrados trabalhando atrás de uma cerca.Entendam que estou comparando aqui o filme com o livro, agora, falaremos apenas do filme em si.

Deixando de lado os erros do filme se comparado com o livro, o filme em si consegue sim causar impacto e emocionar o telespectador. Com uma narrativa leve e descontraída, o longa segue centrado em Bruno e nas aventuras do menino no lugar onde mora. Mais o filme só ganha mais ritmo e força quando Bruno e seu amigo judeu decidem bolar um plano para irem procurar o pai do garoto. A partir daí o longa fica imprevisível e emocionante, tornando-se a parte mais impactante da película.

O Menino do Pijama Listrado é uma obra diferenciada que trata de forma delicada e simples a amizade proibida de dois meninos, que através da inocência arriscam suas próprias vidas sem saberem disto. RECOMENDADO!

NOTA:«««
Por Matheus C. Vilela

0 Response to "Crítica O MENINO DO PIJAMA LISTRADO"

Postar um comentário

Powered by Blogger