Crítica UMA NOITE NO MUSEU 2


Filme: UMA NOITE NO MUSEU 2
(Night at the Museum: Battle of the Smithsonian)

Ano: 2009

Dirigido por: Shawn Levy

Elenco: Ben Stiller, Amy Adams, Owen Wilson, Hank Azaria, Robin Williams, Christopher Guest, Alain Chabat, Steve Coogan...

Uma das coisas que mais gostei no primeiro filme foi à história simplória e divertida que nos foi apresentada em 2006 nos cinemas de todo o mundo. Uma Noite no Museu não é nenhuma obra prima do cinema, porém, o longa conquistou a simpatia de muitos justamente por causa deste quesito e do tom descontraído e sempre animado que o filme possui. Muitos dizem que o primeiro filme de uma trilogia, ou uma possível trilogia como é o caso aqui, é o melhor principalmente pelo fato dos realizadores terem a intenção e darem tudo de si para realizar algo de qualidade, e que venha obviamente trazer lucro. Já na continuação, esses tais realizadores apenas investem numa produção melhor e se apóiam na qualidade do antecessor, deixando de lado a intenção de realizar algo bom. Claro que possui exceções, mais esta afirmação é confirmada mais uma vez com este UMA NOITE NO MUSEU 2.

Larry Daley (Bem Stiller) cresceu na vida deixando a função de guarda noturno para ser um homem de negócios. Porém, quando este faz uma visita ao museu de História Natural de Nova York e descobre que seus amigos foram enviados ao Instituto Smithsonian, o maior complexo de museus do mundo localizado em Washington D.C, decide então ir atrás destes e trazê-los de volta a Nova York, mais surge como obstáculo o egípcio Kanmunrah, cujo objetivo é libertar seu exercito das trevas usando a placa que dá vida aos seres do museu. Sendo assim, Larry corre para destruir Kanmunrah e trazer seus amigos de volta à Nova York, e ganha como ajudante a aventureira e piloto de avião Amelia Earhart (interpretada por Amy Adams).

Enquanto Ben Stiller corre para o nada, sem direção alguma, os outros personagens, principalmente os que apareceram no primeiro filme, não servem para nada, aparecendo pouco e sem nenhum objetivo no longa. E quando estes aparecem é somente para contar piadas sem graça e forçadas. O filme mostra diversos personagens da história da humanidade, mais não sabe como aproveitá-los, dando a impressão de que eles estão ali somente para atrair o público que se identifica com estes símbolos históricos. Um exemplo é a aparição sem nexo e sem graça de Darth Vader.

O elenco também é triste. Ben Stiller é um ótimo comediante não tenho dúvidas, porém, toda vez que este opta por fazer um filme direcionado ao público infantil, erra feio. Ou o resultado é mediano, ou é uma catástrofe. Ver um comediante de seu porte que protagonizou comedias hilárias como Trovão Tropical, Entrando Numa Fria e ate Duplex, aceitar voltar num filme como este é realmente decepcionante. Um artista deveria pensar muito antes de aceitar realizar uma continuação. Amy Adams com sua simpatia e seu talento incondicional não fazem com que sua atuação consiga ser um ponto apreciável no longa.

O diretor Shawn Levy também retorna nesta continuação, e retorna muito mais empolgado, exagerando os acontecimentos do filme de um modo a ser apreciado. O que era algo simples, fantasioso e divertido no primeiro, neste daqui se tornou um exagero que só vendo. O diretor abusa dos efeitos visuais e comprova a afirmação mencionada no começo da crítica, que esta continuação é um mero pretexto para divertir o público e é somente um trabalho que visa à gorda bilheteria. Para você leitor ter uma idéia do exagero, vai aqui um exemplo: a estátua gigante de Abrahan Lincon saí do monumento construído em sua homenagem e chega ate o complexo de museus Smithsonian para ajudar Ben Stiller a destruir o vilão egípcio Kanmunrah. Como ninguém percebe a presença da gigante estátua caminhando em Washington? O acontecimento não mostra mais como ela chegaria ao museu se não andando? Tudo bem que é fantasia, mais o diretor não precisava elevar ao extremo a simples fantasia do primeiro filme, criando situações onde a guarda nacional já estaria toda presente. REALMENTE DECEPCIONANTE! MAIS UMA FRANQUIA A SER DESCARTADA.

Nota:

«

«

Por Matheus C. Vilela

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "Crítica UMA NOITE NO MUSEU 2"

Postar um comentário

Powered by Blogger