Crítica RATATOUILLE


Filme: RATATOUILLE
(Ratatouille)

Ano: 2007

Dirigido por: Brad Bird

Elenco: Vozes de: Patton Oswalt, Janeane Garafalo, Brad Garrett, John Ratzenberger, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy.

A Pixar a cada ano que passa têm mostrado ao cinema ser uma empresa séria e que se preocupa em produzir material de qualidade, acreditando sempre em primeiro lugar na eficiência do roteiro e só depois na qualidade do gráfico. E este Ratatouille nao só tem um enredo eficaz como também possuí um belissimo trabalho visual.

A história do oitavo longa metragem da PIXAR é a seguinte: Remy é um rato que sonha em se tornar um grande chef de cozinha. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, e a partir daí a aventura começa nesse saboroso filme.

O roteiro do longa além de original, aborda um tema onde no filme é resumido em apenas uma única frase: “Qualquer um pode cozinhar.”, na qual se for retirada do contexto culinário quer transmitir a seguinte mensagem: “ Qualquer um pode fazer qualquer coisa se acreditar em si mesmo.”, fato que no filme vai ficando cada vez mais evidente a medida que o longa se desenrola.
Outra coisa que encanta em Ratatouille é seu belíssimo visual. As cenas de Paris são de encher os olhos mostrando algo difícil e inovador para o mundo das animações. Faça um teste pausando o filme nessa parte e visualize os detalhes da cidade e principalmente sua iluminação, coisa que é de deixar a boca aberta.

Além da eficácia do enredo e do belíssimo trabalho gráfico, o longa acerta também no tom de seus personagens. Desde a empolgação e a alegria do protagonista até a indignação e o radicalismo do crítico Anton Ego (crítico que avalia a qualidade dos restaurantes de Paris), os sentimentos dos personagens são passados de forma divertida e conquistadora, sempre acompanhado de uma trilha sonora francesa que serve para colocar mais tempero nesse grandioso filme.

Ganhando merecida mente o Oscar de Melhor Animação em 2008, RATATOUILLE é um filme leve e encantador, e pode ter certeza que suas quase 2 horas gastas com o longa serão duas horas de uma experiência simplesmente DELICIOSA. MAIS QUE RECOMENDADO!

Nota:«««««
Por Matheus C. Vilela


FILME GANHADOR DE 01 OSCAR: MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO DE 2007.


0 Response to "Crítica RATATOUILLE"

Postar um comentário

Powered by Blogger