Crítica: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA


Filme: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
(Entre Ler Murs - França)

Ano: 2008

Dirigido por: Laurent Cantet

Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille.

Eu estava ansiosissimo para assistir Entre os Muros da Escola, e confesso que o filme me conquistou mais do que eu esperava, principalmente por mostrar a realidade de uma escola de tal modo que me identifiquei profundamente, e pude perceber o tanto que suportar aluno é chato.

A história do filme é simples: Um professor tenta estimular seus alunos em sala de aula, mas enfrenta problemas com a falta de educação e o descaso deles em aprender algo. Porém, a forma com é mostrado isso e como é filmado isso me tocou por completo, pois todos nós sabemos o tanto que lidar com adolescentes é difícil, e por eu estar ainda nesta fase de estudos e nessa fase de transição da idade adolescente para a adulta, pude sentir na pele o tanto que é difícil ser professor, e o tanto que estes sofrem ao tentarem nos ensinar.

O filme não possui grandes apuros técnicos, é praticamente todo filmado a mão e em uma escola, entretanto, o que torna o longa tão chocante é justamente este visual cru da realidade nas salas de aula. Uma realidade que a cada dia vêm sendo mais difícil para aqueles que trabalham na área de ensino.

Com certeza, Entre os Muros da Escola deve ser assistido por aqueles que pretendem seguir a carreira de professor, pois garanto, que muitos depois de verem esta pequena obra prima francesa, irão desistir deste sonho completamente e verão que realmente não era o que queriam. Agora, quem está disposto a enfrentar o que é mostrado neste filme, boa sorte!

E você que é professor, também não deixe de assistir Entre os Muros da Escola, se possível, passe o filme para seus alunos refletirem e verem o tanto que é difícil está ali tentando ensiná-los, e também, é uma forma simples de coloca-los no seu lugar e mostrar o quão árdua é esta profissão.

Defino Entre os Muros da Escola como uma pequena obra prima do cinema independente, e é uma obra que me deixa ainda mais apaixonado pelo cinema francês, que para mim, é o melhor de toda a Europa. Simplesmente tocante, profundo, arrebatador e surpreendente!

Nota:

«

«

«

«

«

Crítica por Matheus C. Vilela

POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO SOBRE O FILME

0 Response to "Crítica: ENTRE OS MUROS DA ESCOLA"

Postar um comentário

Powered by Blogger