TOP10 Anos 60 - 10ª posição: O PLANETA DOS MACACOS (1968)

O

ESPECIAL ANOS 60
FILMES QUE MARCARAM E INFLUENCIRAM A DÉCADA DE 60

10ª POSIÇÃO

Filme: O PLANETA DOS MACACOS
(Planet of The Apes)

Ano: 1968

Dirigido por: Franklin J. Schaffner
Gênero: Ação/Ficção científica
Elenco: Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter, Maurice Evans...

Dirigido por Franklin J. Schaffner, O Planeta dos Macacos é um filme que não possui grandes quantidades de efeitos especiais, e se apoia justamente na força de sua narrativa e na eficiencia de seu desenvolvimento. E Charlton Heston estrela este clássico na pele de Taylor, e o ator não só é o melhor da obra, como também é aquele responsável muitas vezes pelo equilíbrio de uma cena.

Além de originar uma série de TV dos anos 70 e ainda histórias em quadrinhos e desenho animado, O Planeta dos Macacos também originou outros quatro filmes, sendo eles: De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e A Batalha do Planeta dos Macacos (1973). Somente a primeira sequência foi estrelada novamente por Charlton Heston, nos demais filmes o protagonista é o ator Roddy McDowall, que retorna na pele de Cornelius (noiva da macaca psquiatrica do original) em A Conquista do Planeta dos Macacos e no filme de encerramento da franquia, este interpreta o filho de Cornelius, chamado Caesar. O ator também estreou a série de TV dos anos 70 na pele do macaco Galen.

Como o século XXI esta sendo um século de remakes e adaptações, não seria surpresa Hollywood querer produzir um remake de O Planeta dos Macacos, e em 2001, nas mãos do diretor Tim Burton e estrelado pelo ator Mark Wahlberg (Max Payne), O Planeta dos Macacos estreia nos cinemas de todo o mundo, agora, com um roteiro totalmente modificado e um tom mais sombrio e sério, caracteristicas que colaboraram para o desastre da pelicula, principalmente por não exisitir mais aquele tom receioso, empolgante e descontraído dos demais filmes, e que juntamente com diálogos forçados e uma ação desimpolgante, Burton transforma o remake de O Planeta dos Macacos em simplesmente, um filme de ação qualquer. Sem deixar de mencionar também, que as menções às tecnologias futuristicas não existe mais no remake. Um deslize total na carreira de Burton.

Com um final consederado apoteótico para o cinema, e ganhador do Oscar especial a John Cambers pela maquiagem e indicado aos prêmios de figurino e trilha sonora, O Planeta dos Macacos foi um dos grandes filmes de ficção cientifica que marcaram a década, e continua até hoje conquistando fãs e mais fãs.

NOTA:

«

«

«

«

Crítica por Matheus C. Vilela


ATENÇÃO: CONFIRA A NÔNA POSIÇÃO NA SEMANA QUE VÊM.

Obs: Comente esta crítica deixando sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "TOP10 Anos 60 - 10ª posição: O PLANETA DOS MACACOS (1968)"

Postar um comentário

Powered by Blogger