Crítica: DELINQUENTES (em DVD)


Filme: DELINQUENTES
(The Great Ecstasy Of Robert Carmichael - INGLATERRA)

Ano: 2005

Dirigido por: Thomas Clay

Elenco: Danny Byer, Leslie Manville, Dan Spencer

Quando uma obra, em sua capa, começa a se comparar com algum filme clássico, é porque a fita está disposta a superá-lo. E se ele mencionar o nome deste filme, não receie em compará-los depois. Pois em muitos casos a capa só proporciona grandes expectativas e quando chega a hora H, acaba que decepcionando por completo.

E isto acontece justamente em Delinqüentes, que ao ler a sinopse e ver a grande comparação com Laranja Mecânica, o telespectador já começa a obter uma grande expectativa para com a obra, do mesmo modo que aconteceu comigo. E digo aqui que Delinqüentes não chega nem aos pés do clássico filme de Kubrick.

Em Laranja Mecânica, Kubrick fazia toda uma avaliação da violência e da anarquia, e tudo de maneira muitas vezes cômica mostrando ao telespectador o quão psicótico e desumano um ser humano pode ser. E apesar de neste “Delinqüentes” existir cenas fortes, principalmente a do final (que consegue ser de fato bem mais impactante do que todas as cenas vistas em Laranja Mecânica), o diretor Thomas Clay não consegue ter o mesmo êxito na abrangência da violência do mesmo modo que Kubrick teve. E além disso, a obra possui um ritmo lento, tomadas de câmeras paradas e distantes nas quais são incapazes de envolver o telespectador, parecendo muitas vezes que aquilo tudo foi gravado por amadores.

O enredo de Delinquentes mostra o envolvimento de um adolescente com pessoas erradas, que acabam lhe fazendo se envolver com um universo de drogas, prostituição, violência e principalmente em roubo de casas (Laranja Mecânica sem lembram?). E assim como em Laranja Mecânica, o filme vai querer fazer toda uma avaliação dessa situação mostrando o que causou o declínio desse adolescente, porém, o diretor Thomas Clay não explora os personagens, as situações e cria um ritmo parado, lento chegando a causar repudia no telespectador. E nem o elenco é capaz de acrescentar algo de essencial às cenas, fazendo assim, que o filme seja pouco memorável.

Em Delinquentes o único momento que consegue chamar a atenção é o já mencionado final, que mesmo assim, não consegue valer pelo filme inteiro, mais de certo modo, convence sobre a anarquia de seus personagens.

Nota:

«

«

Crítica por Matheus C. Vilela

POSTE UM COMENTÁRIO COM SUA OPINIÃO SOBRE O FILME

1 Response to "Crítica: DELINQUENTES (em DVD)"

  1. Esley says:

    Impressionante, impactante e intrigante. Aquela máxima de que mente vazia é oficina do diabo, se destaca aqui.

Postar um comentário

Powered by Blogger