Crítica BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

Filme: BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS
(The Dark Knight)

Ano: 2008

Dirigido por: Cristopher Nolan

Elenco: Christian Bale (Bruce Wayne), Heath Ledger (Coringa), Michael Caine (Alfred Pennyworth), Aaron Eckhart (Harvey Dent), Morgan Freeman (Lucius Fox), Gary Oldman (Jim Gordon), Maggie Gyllenhaal (Rachel Dawes).

Quando estreou Batman Begins nos cinemas eu me perguntei: Que filme é esse? Eu simplesmente nunca acreditava que alguém seria capaz de ressuscitar o Batman (meu super herói preferido) do túmulo que Joel Schumacher fez questão de lhe depois do horrível Batman & Robin. Assim, Begins foi um estrondoso sucesso e arrecadou o necessário para que o diretor Christopher Nolan pudesse realizar uma continuação. E em 2008 temos outra grande surpresa, Nolan consegue melhorar e criar em definitivo A OBRA PRIMA de filmes baseados em HQs.

O Cavaleiro das Trevas eu não diria que é um filme DE super herói, e sim, um filme COM UM super herói, afinal, apesar de se basear em pedaços de vários gibis do morcegão, O Cavaleiro das Trevas ficou um Fogo Contra Fogo melhorado e com personagens mais destacáveis e pop. E, aliás, o filme de Michael Mann foi sim à grande inspiração de Nolan para realizar este The Dark Knight, tanto que o filme possui aquele ambiente cru e realista, aquelas tomadas de câmeras intensas e dinâmicas que recheiam toda a obra prima de Mann, e aqui, foi excelentemente melhorado e elevado a um nível imensurável.

A história da pelicula também não passa de formidável. Nolan, que também assina o roteiro ao lado de seu irmão, cria um enredo ágil e uma história que explora um pouco o lado emocional de Batman e também que adentra em temas como anarquia, insanidade e prova que todos nós temos sim um pouco de loucura e que até a melhor pessoa do mundo é capaz de um dia se transformar completamente, e apenas com um empurrãozinho como diz o vilão da trama em certo momento da pelicula.

E por falar em vilão, quem rouba a cena por completo é Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain). O ator foi o interprete do vilão que chegou a ultrapassar o que o Coringa é realmente nos gibis. Seu Coringa é psicótico, megalomaníaco e extremamente imprevisível. E o mais curioso, é que ele consegue ainda ser um vilão simpático, porém, com certo ar de imprevisibilidade do que realmente ele pode fazer naquele momento. E como todo bom psicopata, o Coringa de Ledger possui ares poéticos e reflexivos, detalhes que colaboram ainda mais para sua insanidade. Sem falar nos trejeitos, na voz e principalmente em sua aparência. Com certeza, é o melhor vilão do cinema já visto até hoje. Nem Hannibal de Anthony Hopkins ou Norman Bates (de Psicose) conseguem superar este Coringa, e olha que Heath Ledger teve muita inspiração nesses caras.

E o melhor também de O Cavaleiro das Trevas, é que Christopher Nolan consegue equilibrar a aparição de cada personagem. Por menos que o Coringa seja o grande destaque da obra, ele só aparece quando deve aparecer. Cada personagem têm sua função no filme e a cumpre com êxito. Destaque para os também ótimos Morgan Freeman (Lucio Fox), Michael Caine (Alfred), Aaron Eckhart (Harvey Dent), Christian Bale (Bruce Wayne/Batman) e os demais atores.

Christopher Nolan merece meus parabéns e meus cumprimentos por ter realizado uma das melhores continuações da história, e também, em minha opinião, o melhor filme da década ate aqui. Uma grande referencia ao gênero de quadrinhos, e principalmente à sétima arte.
UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA DA HISTÓRIA DO CINEMA!!!

Nota:«««««
Crítica por Matheus C. Vilela

FILME VENCEDOR DE 02 OSCARS: MELHOR ATOR COADJUVANTE(Heath Ledger) e MELHOR EDIÇÃO DE SOM.

0 Response to "Crítica BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS"

Postar um comentário

Powered by Blogger