Crítica THE SPIRIT - O FILME


Filme: THE SPIRIT - O FILME
(The Spirit)

Ano: 2008

Dirigido por: Frank Miller

Elenco: Samuel L. Jackson, Gabriel Macht, Scarlett Johansson, Dan Lauria, Eva Mendes, Paz Vega, Johnny Simmons.

Confesso que nunca cheguei perto de um gibi ou de nada ligado ao super herói Spirit, a única coisa que sei é que foi criado por Will Eisner em 1940, e suas histórias passaram a serem publicadas em um jornal dominical. E também que Spirit era um dos nomes de Danny Colt, um homem que foi considerado morto, mais que na verdade vivia secretamente como um anônimo lutador no mundo do crime. E suas histórias abrangiam diversos temas e situações como: crime, romance, mistério, horror, comédia, drama e humor negro.

Não vou demorar muito na crítica deste filme, pois apesar de possuir alguns dos temas citados no primeiro parágrafo, a história do longa é chula, não é bem contada e perde o caminho em diversos momentos. Os personagens são totalmente caricatos e teatrais, a única luta entre o vilão Octopus (Samuel L. Jackson) e o herói Spirit (Gabriel Macht) bem no começo do filme soa totalmente cômica e infantil causando risos de tão sem noção que é. Sem falar na falta de ação e nos inúmeros diálogos que o longa possuí.

O estilo do filme dirigido por Frank Miller é muito parecido, podemos dizer idênticos, ao do longa Sin City, no qual Miller foi co-diretor. A única falha é que Miller muda em alguns momentos o estilo do fundo. Uma hora temos um tom noir, com muita neblina e bem escuro, e em outra temos um tom bem amarelado parecido com o do filme 300. O problema também é que este estilo de cenário cansa o telespectador, pois além de ser notório que o cenário não é real o longa todo é escuro, cansando as vistas e criando certa ansiedade para que o filme venha a terminar o mais rápido possível.

The Spirit poderia ter sido bem melhor se não fosse pelo tom exagerado e teatral que o longa possuí. Concerteza o trabalho de Frank Miller não ficará na memória por muito tempo, e estes inúmeros erros e a ineficiência da direção e da história foram justificadas nas bilheterias, que assim como o filme, foram uma catástrofe.

Nota: 1,0 - «

20/04/2009

Por Matheus C. Vilela

1 Response to "Crítica THE SPIRIT - O FILME"

  1. Eu li o gibi. E o filme é um desrespeito completo com estética do Eisner, como filme para mim foi só uma boa diversão,e grande dúvida de como conseguiram enfiar tantas mulheres talentosas em um filme sem alma. Sério, Scarlett é uma das melhores atrizes atuais e ela tem uma personagem ridícula no Filme, Octopus até onde eu lembre nunca apareceu e o Samuel L. Jackson intrepretou a si memso no filme. Fraquíssmo.

Postar um comentário

Powered by Blogger