Crítica CINE MAJESTIC


Filme: CINE MAJESTIC
(The Majestic)

Ano: 2001

Dirigido por: Frank Darabont

Elenco: Jim Carrey, Martin Landau, Laurie Holden, Allen Garfield, Bruce Campbell, Amanda Detmer, Daniel von Bargen, Ellerby, Kris Andersson, Bob Balaban.


Cine Majestic é um dos poucos filmes dramáticos da carreira de Jim Carrey, e um dos poucos filmes da carreira do ator que me emocionaram. Pena que o longa não teve o destaque merecido na época.

O filme conta a história de Peter Appleton, um roteirista Hollywoodiano que se torna, por engano, suspeito de seguir a doutrina comunista. Afastado do cargo, Peter sofre um grave acidente de carro que o faz parar numa cidadezinha desconhecida. Sem memória e sem lembranças de sua vida anterior, os moradores da pequena cidade o confundem com Luke Trimble, um ex-cidadão que foi dado como morto na Segunda Guerra Mundial. Com isso, Peter redescobre a magia da sétima arte ao iniciar a reforma do único cinema da cidade, preparando-o para sua reestréia.

Alem do foco na história do protagonista, o enredo do longa também abre espaço para homenagear o cinema em si. Mais o que vale mesmo em Cine Majestic são as esplendorosas atuações e a bela representação da década de 50 e dos cinemas da época.

Jim Carrey esta magnífico em seu papel. A cena em que seu personagem chora por causa da morte do “pai” é uma cena tocante que eu nunca vi em nenhum outro filme na carreira de Carrey. Merecia ao menos uma indicação ao Globo de Ouro pela perfeição do ator no personagem. Martin Landau também causa choros nos momentos dramáticos do longa, e expõe com coerência os sentimentos de seu personagem.

Outro ponto positivo do filme, além da belíssima representação da década de 50, é sua fotografia de encher os olhos. As cenas em que Carrey e seu par romântico estão conversando no farol e na beira de um penhasco são lindíssimas.

Cine Majestic é um filme para ser visto e revisto várias vezes, porque além do longa ser emocionante e comovente, nos ensina a ter superação na vida e determinação para com nossos direitos. Tiro o chapéu para o filme, e principalmente, tiro o chapéu para a atuação de Jim Carrey, que prova mais uma vez ser um grande ator nos dramas e não somente... nas comédias. E mesmo que Cine Majestic não tenha um roteiro muito original, a fita conseguiu cravar o seu espaço no meu coração.

Nota:««««

Por Matheus C. Vilela

2 Response to "Crítica CINE MAJESTIC"

  1. Ainda não tive a portunidade de assistir o filme mas seu comentário me fez ter vontade de conferi-lo.

    Certa vez eu ouvi que um comediante antes de ser um bom comediante deve ser um bom ator e Jim Carrey provou isso com "O show de Truman", "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" e "Cine Majestic".

    Recomendo com 100% de certeza este filme Isabel. Pode assistir que voce vai gostar.

    Abraços

Postar um comentário

Powered by Blogger