Crítica QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?



Filme: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?
(Slumdog Millionaire)

Ano: 2008

Dirigido por: Danny Boyle

Elenco: Dev Patel, Anil Kapoor, Freida Pinto, Saurabh Shukla, Rajendranath Zutshi, Jeneva Talwar.

O novo filme do diretor Danny Boyle passou por vários obstáculos antes de ser lançado, e com um orçamento de apenas 15 milhões de dólares, Quem Quer Ser Milionário? abocanhou 4 Globo de Ouros, 8 Oscar e diversos outros prêmios. Sem falar na bilheteria de 135 milhões somente nos Estados Unidos. Agora, surge a pergunta: O filme merece tudo isso ou é apenas uma tentativa de Hollywood manter uma certa conectividade com o cinema indiano?

Não desminto que Quem Quer Ser Um Milionário? é um bom filme. Possui uma historia de amor que ensina a termos determinação, confiança e principalmente esperança. Um conto de fadas contemporâneo aos moldes indianos. Só que também não desminto que o filme tem falhas.

Jamal é um adolescente morador da maior favela da Índia que decide ir atrás de sua alma gêmea. Com isso se inscreve para um programa de perguntas e respostas (O Show do Milhão na versão indiana), pois acredita que esta estaria assistindo. Jamal consegue chegar a ultima pergunta do jogo e ficar a um passo de se tornar um milionário, mais é preso por suspeita de fraude. No interrogatório ele explica como sabia as respostas do jogo, pois estas tinham tudo a ver com sua vida. Então começam os flashes backs contando a historia de Jamal desde a infância ate quando decide reencontrar Latika (sua paixão).

Apesar de ser um longa com uma historia ate interessante, a de um menino que decide reencontrar sua alma gêmea participando de um programa aos moldes O Show do Milhão, o filme erra em não conseguir transmitir nenhum tipo de sentimento ao publico, nem de alegria, nem de tristeza. Boyle decide fazer um filme infantil com ar de filme serio. O longa possui historia para criar uma obra instigante, persuasiva e principalmente emocional, mas o diretor opta por um longa previsível e onde tudo da certo para seus protagonistas. Por isso a pergunta do começo, como um longa assim consegue vencer no Globo de Ouro e no Oscar obras como Batman - O Cavaleiro das Trevas, Wall-E, Dúvida e principalmente O Curioso Caso de Benjamin Button na fotografia? Certamente um exagero por parte da Academia e dos críticos americanos que realizam o Globo de Ouro.

As comparações com Cidade de Deus também não são lá exageradas. Nosso longa é um longa que retrata a verdade das favelas brasileiras, e não só brasileiras mais das favelas em geral, e já é um longa mais sério e sentimental. Já o filme de Boyle brinca com a realidade e nos apresenta um longa um pouco fora do real. Para mim o principal ponto positivo do filme é o elenco, destaque para as crianças protagonistas que possuem um entrosamento e uma naturalidade em frente às câmeras fora de série.

Colocando de lado os defeitos do roteiro, outra coisa que me encantou no filme Quem Quer Ser Um Milionário? foi seu ritmo sempre energético e a representação da favela de Mumbaí, que é realmente encantador. Quem Quer Ser Um Milionário? funciona como um bom entretenimento, e o longa fica sim entre os melhores filmes de 2008, mais não O MELHOR. Vale pelo entusiasmo e energia do realizadores!

Nota: ««««
Por Matheus C. Vilela
FILME GANHADOR DE 08 OSCARS: MELHOR FILME, MELHOR DIRETOR, MELHOR ROTEIRO ADAPTADO, MELHOR EDIÇÃO, MELHOR FOTOGRAFIA, MELHOR TRILHA SONORA, MELHOR CANÇÃO ORIGINAL ("Jai Ho") e MELHOR SOM.

0 Response to "Crítica QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?"

Postar um comentário

Powered by Blogger