Crítica PRESSÁGIO


Filme: PRESSÁGIO
(Knowing)

Ano: 2009

Dirigido por: Alex Proyas

Elenco: Nicolas Cage, Rose Byrne, Adrienne Pickering, Nadia Townsend, Ben Mendelsohn, Chandler Canterbury, Terry Camilleri, Angie Diaz, Sally Anne Arnott, Liam Hemsworth, Lara Robinson, Anna Anderson.


O que esperar de um suspense onde o futuro da humanidade está em risco? Podemos esperar um filme catastrófico, sem pé nem cabeça ou um filme que consiga ao menos prender o telespectador na poltrona do cinema. E este Presságio estrelado pelo astro Nicolas Cage consegue sim, prender o telespectador do começo ao fim, sem exigir muito de quem esta assistindo.


Quem lê a sinopse de Presságio imagina que o filme deva ser mais um daqueles longas clichês onde o que só vale é a destruição da humanidade. Mais aqui isso é demonstrado de forma mais complexa e até interessante.


Nos primeiros 30 minutos, o filme não passa de uma apresentação da vida de cada personagem. Nicolas Cage é um professor de astrofísica que depois da morte da esposa, leva uma vida rotineira e pacífica com o filho. Como há de se esperar, algo acontece e muda totalmente a vida do protagonista, tornando-o responsável por uma missão de salvamento do planeta. Coisa que mais pra frente envolverá seu filho e outras duas pessoas que se tornarão próximas de Cage.


O bom do filme é que o diretor Alex Proyas cria um clima frenético e intenso, causando em quem está assistindo a ansiedade de saber o que irá acontecer em seguida, mais isso só acontece quando o filme está caminhando para o seu desfecho, pois o começo é totalmente previsível e morno.


O papel de Nicolas Cage não é nada novo, seu personagem se parece muito com o seu arqueólogo de “A Lenda do Tesouro Perdido”, ou seja, um cara intelectual, sempre com os pés no chão e sempre confiante. Diferente do seu filme anterior, Perigo em Bangkok, Nicolas Cage dessa vez acertou em cheio escolhendo um filme que vale a pena conferir nos cinemas.


O que encanta em Presságio, é que o longa consegue misturar suspense, drama familiar e ficção, e o diretor de “Eu, Robô” não deixa a história em nenhum momento perder o rumo, criando um verdadeiro filme de suspense.


Um filme para ficar na memória? Acho que não. Para entrar pra história? Também não. Agora, um filme não precisa entrar pra história para ser bom, e este Presságio pode ser o começo de uma nova era para o astro Nicolas Cage, que nestes últimos anos não tem acertado na escolha de seus filmes, mais ainda assim, o astro consegue e tem a capacidade de levar um longa nas costas.


Recomendo Presságio para aqueles que apreciam um bom suspense, e apesar de não ser um filme que venha trazer para o cinema algo inovador, o longa acerta no tom sombrio, na narrativa e principalmente no suspense. RECOMENDADO!


Nota:««««

Por Matheus C. Vilela

0 Response to "Crítica PRESSÁGIO"

Postar um comentário

Powered by Blogger