Crítica DÚVIDA


Filme: DÚVIDA
(Doubt)

Ano: 2008

Dirigido por: John Patrick Shanley

Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis.


Presenciamos todo ano em jornais, revistas e na internet casos de pedofilia dentro da igreja católica, e casos que às vezes demoram anos para serem descobertos. Notícias de padres que violentam crianças entre 6 à 10 anos de idade e de outros que violentam adolescentes, tanto homens quanto mulheres. E este Dúvida, estrelo por Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman, é uma obra que mexe com essa situação que sempre fez parte da igreja católica, mais que sempre esteve bem distante do conhecimento das pessoas.

Presenciando o padre Flynn (Hoffman) colocando uma camiseta dentro do armário do único aluno negro da escola depois tê-lo chamado a reitoria, irmã James (interpretada por Amy Adams) desconfia que algo tenha acontecido entre o padre e o menino, e contando o que desconfia para irmã Aloysius (personagem de Streep que acredita no poder do medo e da disciplina para se ter resultado), esta sem provas, começa uma cruzada contra o padre com o objetivo de expulsá-lo da igreja.

O elenco de Dúvida é primoroso. Meryl Streep cria uma personagem autoritária e podemos dizer diabólica, sempre com seu olhar acusatório e sua personalidade forte e repreensiva. Phillip Seymour Hoffman nos mostra um padre carinhoso e de braços abertos para as mudanças do momento. Amy Adams nos apresenta uma freira inocente que com uma desconfiança que para si parecia pequena, acaba se transformando em uma guerra intensa entra uma freira sem nada em mãos contra um padre que tem a seu favor a hierarquia. Aparecendo apenas uma vez no filme, Viola Davis é uma mãe sentimental que só quer o melhor para seu filho, e não importa se o padre aliciou ou não o garoto, pois sendo a única pessoa que o trata com carinho e respeito, esta está disposta a aceitar o fato ate o período em que seu filho sair do colégio.

O filme segue um ritmo intenso de conflitos e desavenças, acusações e interrogatórios, e concerteza é um dos melhores filmes de 2008, com uma das melhores atuações também. Feito de forma simples, mas com uma historia complexa que abrange vários outros temas, Dúvida se sobressai nus mostrando algo que realmente prevalece no universo da igreja católica, dando-nos exemplos de atitudes que certas pessoas lá dentro tomam, mais que aqui fora são ensinadas como atitudes contra os "princípios" ensinados pela igreja.

Dúvida é um recheio de conflitos e batalhas verbais desenvolvidas de forma eficiente e principalmente competente pelo diretor John Patrick Shanley. Uma obra feita para se meditar após o seu término e principalmente, ser guardada para sempre no coração. E além da ótima direção, Dúvida se sobressaí por causa de seu grande elenco. MAIS QUE RECOMENDADO!

Nota:«««««
Crítica por Matheus C. Vilela

0 Response to "Crítica DÚVIDA"

Postar um comentário

Powered by Blogger