Crítica DRAGONBALL EVOLUTION - O FILME

CRÍTICA I
Filme: DRAGONBALL EVOLUTION - O FILME

Ano: 2009

Dirigido por: James Wong

Elenco: Justin Chatwin, James Marters, Jamie Chung, Emmie Rossum, Eriko Tamura e Joon Park.

Dragonball é um dos mangás japoneses mais bem sucedidos do mundo. Criado por Akira Toriyama e publicado em 42 volumes à partir de 1986 pela revista Shonen Jump, o mangá deu origem a duas séries de anime que obtiveram enorme sucesso tanto no Japão quanto no mundo. De 1986 até aqui temos 23 anos da existência de Dragonball, tanto em mangás quanto em animes, e agora surge através de Hollywood o filme intitulado “Dragonball Evolution”.

Pegando elementos da cultura japonesa, Akira criou um mundo fantasioso com lutas espetaculares, poderes, dinossauros e tudo que a imaginação de um ser humano possa criar. A história segue cheias de lutas, aventuras, tramas e vilões extremamente surpreendentes. Comparando isto com o filme Hollywoodiano podemos dizer que o longa foi fiel neste quesito, pois o filme contém todos estes elementos existentes nos mangás e nos animes.

Agora, a falha crucial neste trabalho dirigido por James Wong é o fato do filme curtir todo o tempo com os personagens, com os mangás e com o próprio anime. Talvez está não tenha sido a intenção de Wong, pois tentando criar uma adaptação fiel ao material original acabou transformando o filme numa palhaçada Hollywoodiana aos moldes Pequenos Espiões. O filme não desenvolve corretamente a história dos personagens e nem a história do filme, sendo um longa rápido, frenético e enjoativo. Ate os 89 minutos (pouco para um filme de orçamento grande) soam cansativos e longos.

O elenco também está fraquíssimo. Nem mesmo um ator experiente como Chow Yun Fat consegue se destacar no meio de jovens tão inespressivos. E a escolha de James Chatwin para o papel de Goku é catastrófica, além de não ter expressão sua atuação é insegura e não muito convincente, sem mencionar que o ator não possuí porte físico para ser Goku.

Os efeitos visuais do filme são de encher os olhos de tão ridículos que são. Apesar do diretor James Wong ter usado nas cenas de lutas o estilo CAMÊRA LENTA usado muito em filmes como o megasucesso Matrix, O Procurado e dentre outros, os efeitos soam baratos e toscos, chegando perto de filmes como Pequenos Espiões, As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl e daquelas comédias em que os efeitos tem que ser toscos para dá aquela graça.

O filme deve divertir principalmente as crianças, agora, para os fãs de Dragonball o longa pode ser uma grande decepção. Sem falar também que mais uma vez Hollywood confirma sua incompetência em adaptar um material proveniente do Ocidente. Um exemplo disso é de outro filme que não gostei chamado de Speed Racer, lançado ano passado. Decepção total!

Nota: «
Crítica por Matheus C. Vilela

0 Response to "Crítica DRAGONBALL EVOLUTION - O FILME"

Postar um comentário

Powered by Blogger