Crítica CIDADE DAS SOMBRAS


Filme: CIDADE DAS SOMBRAS
(City of Ember)

Ano: 2009

Dirigido por: Gil Kenan

Elenco: Bill Murray, Tim Robbins, Saoirse Ronan, Martin Landau, Mackenzie Crook

Geralmente quando um filme custa acima de 50 ou 60 milhões para ser filmado e arrecada nas bilheterias um valor abaixo dos 10 milhões, a película é considerada ruim, e na maioria das vezes a obra é mesmo um desastre em todos ou quase todos os sentidos (a lá Dragonball Evolution e Speed Racer). Entretanto, com este Cidade das Sombras acontece justamente ao contrário. Com um orçamento de 55 milhões para ser filmado e tendo arrecado míseros U$ 7,5 milhões e nem conseguindo chegar aos cinemas brasileiros, o filme dirigido por Gil Kenan e produzido por Tom Hanks agrada e encanta ao mesmo tempo. Com uma história interessante e nunca vista no cinema, o longa é uma fantasia agradável e “assistível”.

Enquanto os adultos da brilhante e iluminada Cidade de Ember temem o futuro devido a uma falha em seu poderoso gerador, dois adolescentes se recusam a perder as esperanças: Doon Harrow e Lina Mayfleet. Quando Lina faz uma descoberta surpreendente no armário de sua avó - uma caixa contendo instruções secretas e criptografadas - a sua jornada ao lado de Doon para decifrar o código a levam numa aventura divertida e à revelações incríveis sobre a história e o destino de Ember e também sobre a necessidade dos moradores da cidade de organizarem uma grande fuga.

Com efeitos capengas e um começo monótono e às vezes entediante, Cidade das Sombras, apesar das falhas, supera as expectativas. O elenco bem escalado não faz feio e colabora ainda mais para a qualidade da película. Quem é fã de fantasia deve gostar muito da obra, e apesar de não possuir uma produção espetacular e não ser um longa como As Crônicas de Nárnia ou O Senhor dos Anéis, Cidade das Sombras encanta com seu tom simples e com sua real intenção de realizar algo agradável e de qualidade. Não tão memorável, mais valeu pelo esforço.

Nota:«««
Crítica por Matheus C. Vilela

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "Crítica CIDADE DAS SOMBRAS"

Postar um comentário

Powered by Blogger