Crítica TERRITÓRIO RESTRITO


Filme: TERRITÓRIO RESTRITO
(Crossing Over)

Ano: 2009

Dirigido por: Wayne Kramer

Elenco: Harrison Ford, Ray Liotta, Ashley Judd, Jim Sturgess, Cliff Curtis, Alice Braga, Alice Eve, Summer Bishil, Jacqueline Obradors.

Território Restrito possuí diversas tramas onde os personagens de algumas acabam se interligando, mais não interferindo diretamente na história do mesmo. O longa dirigido por Wayne Kramer é bom e emociona em alguns momentos, e emociona não pelo fato da dramatização ser forte, mais sim, por causa da situação complexa que cada personagem vive.

Imigração, ilegalidade e o preconceito vivido pelos imigrantes no território americano. Estes são temas que já foram explorados de formas diferente em diversos filmes no cinema. Podemos citar como exemplo: Gran Torino (o regular e mais novo filme de Clint Eastwood), Babel (outro filme onde histórias se cruzam), Fronteiras da Violência (o não muito conhecido filme de Jack Nicholson) e dentre outros.

Território Restrito, apesar dos pontos positivos, erra feio em outro quesito. O longa possui muitas tramas, cada personagem possui suas dificuldades e seus problemas, porém, o diretor Wayne Kramer não consegue concluir a história de todos com êxito, simplesmente se perde por causa do excesso de tramas e acaba se focalizando mais em algumas e deixando completamente de lado outras. No meio do longa o ritmo caí quase que por completo, seguido por uma série de diálogos cansativos e exaustivos. Entretanto, o começo e o final do longa são as partes que mais emocionam o telespectador, principalmente pelo fato de nós estarmos presenciando a situação de cada personagem, alguns que seguem pelo caminho certo, outros que optam por um caminho errado e outros que tem suas vidas interrompidas pela polícia americana, e estes também não ficam isentos do destino e das dificuldades da vida.

O elenco também faz com o filme cresça na sua qualidade. Harrison Ford, Ray Liotta, Ashley Judd e Jim Sturgess são os protagonistas de peso que muitas vezes acabam sendo apagados pelas ótimas interpretações dos coadjuvantes, destaco as atrizes Alice Eve e Summer Bishil. Alice Braga também deixa sua marca interpretando uma mexicana que vive ilegalmente nos EUA. Pena que nossa atriz só aparece uma vez no filme.

Território Restrito nos seus altos e baixos consegue emocionar e chamar a atenção. Vale à pena conferir. RECOMENDADO!

Nota: «««
Por Matheus C. Vilela

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "Crítica TERRITÓRIO RESTRITO"

Postar um comentário

Powered by Blogger