Crítica OS FALSÁRIOS



Filme: OS FALSÁRIOS
(Die Fälscher/The Counterfeiters)

Ano: 2008

Dirigido por: Stefan Ruzowitzky

Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow.

Ganhador merecidamente do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Os Falsários conta a história de Salomon "Sally" Sorowitsch, um judeu que é preso em flagrante em seu escritório de falsificação e é levado em seguida a um campo de concentração. Sorowitsch decide, junto com outros judeus, ajudar os nazistas numa operação de falsificação criada para financiar os esforços da guerra. Neste processo mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como os nazistas sabiam que o fim da guerra estava próximo, estes ordenaram que fossem impressas notas da moeda dos inimigos da Alemanha. A intenção era que esta atitude atingisse a economia dos países e, ao mesmo tempo, ajudasse os cofres alemães. Tratava-se da Operação Bernhard, que contou com a participação de prisioneiros de diversos campos de concentração.

O filme além de envolvente segue centrado no processo de falsificação e também na infelicidade de alguns judeus por estarem ali ajudando aqueles que causaram tanta dor e sofrimento ao seu povo. Sem falar também no surgimento de figuras corruptas e interessadas em seus próprios interesses, como é o caso do líder do campo de concentração.

Os Falsários além da belíssima fotografia, direção de arte, figurino, trilha sonora e do eficiente elenco, o longa baseado no livro escrito por Adolf Burger (um dos judeus que trabalhou na Operação Bernhard) é excelentemente bem contado e eficientemente dinâmico. A cena onde os judeus tomam banho e é mostrada a felicidade destes por sentirem a água em suas peles é incrível, quem assisti sente uma felicidade e alegria quase que igual.

O filme austríaco dirigido por Stefan Ruzowitzky merece elogios e mais elogios. Diferentemente de Operação Valquíria, um outro longa que trata de uma operação ocorrida na Segunda Guerra Mundial, Os Falsários se diferencia por deixar em nenhum momento o ritmo dá história cair no tom monótono e juntamente com o excelente elenco, a excelente produção e as excelentes tomadas de câmera, o filme envolve e conquista a todos, e mostra ao resto do mundo o tanto que a indústria cinematográfica austríaca está crescendo. MAIS QUE RECOMENDADO!

Nota:

«

«

«

«

«

Por Matheus C. Vilela

VENCEDOR DO OSCAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO.

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "Crítica OS FALSÁRIOS"

Postar um comentário

Powered by Blogger