Crítica O ÚLTIMO DOS MOICANOS


Filme: O ÚLTIMO DOS MOICANOS
(The Last of the Mohicans)

Ano: 1992

Dirigido por: Michael Mann

Elenco: Daniel-Day-Lewis, Madeleine Stowe, Russel Means, Eric Schweig...

Em 1757, franceses e ingleses lutam pelas terras da América do Norte utilizando como soldados índios nativos. Hawkeye (Daniel Day-Lewis) é um dos índios envolvidos na guerra, que se torna alvo do amor de Cora (Madeleine Stowe), filha de um oficial britânico, após salvá-la com mais uma jovem de um ataque da tribo dos franceses.

O filme baseado na obra literária de James Fenimore é fraco. Além de mudar grande parte da história, como a ausência do personagem músico do livro, a paixão do soldado Duncan pela mocinha Aline e dentre outras alterações realizadas pelos roteiristas, o longa também peca muitas vezes pelo tom monótono, pelo apagamento dos personagens e principalmente pela falta de desenvolvimento em diversas situações. Eu particularmente não gostei da edição que li de O Último dos Moicanos, porém, tenho absoluta certeza de que tudo que li, na obra literária é mostrada de forma correta e empolgante.

Muitas vezes o resultado final de uma adaptação é satisfatório. As mudanças feitas do material original se tornam em várias situações até melhores do que o próprio. Já aqui, o diretor Michael Mann juntamente com os roteiristas adapta para pior a história de O Último dos Moicanos. De sua metade em diante o longa não possui nada de igual com o livro, somente em poucos momentos o longa consegue agradar. FRACO!

Nota:

«

«

«

Por Matheus C. Vilela

Obs: Comente está crítica deixando um comentário com sua opinião sobre o filme e/ou sobre o blog.

0 Response to "Crítica O ÚLTIMO DOS MOICANOS"

Postar um comentário

Powered by Blogger