ESPECIAL: 15 ANOS DE O REI LEÃO * * * * *

15 ANOS DE O REI LEÃO

Crítica

Filme: O REI LEÃO
(The Lion King)

Ano: 1994

Dirigido por: Roger Allers e Rob Minkoff

Elenco: Vozes na versão original: Matthew Broderick (Simba), Jeremy Irons (Scar), James Earl Jones (Mufasa), Nathan Lane (Timão), Ernie Sabella (Pumba), Jonathan Taylor Thomas (Simba jovem).

O que dizer do filme O Rei Leão? Simplesmente perfeito, maravilhoso, emocionante e totalmente bem feito. A abertura deste filme é para entrar pra história, juntamente com as ótimas musicas e ótima trama em torno de um leão chamado Simba, que além, de conhecer novas amigos ao fugir de casa, ainda tem que destruir seu tio Scar, que matou seu pai e tomou o trono quando Simba era criança.

Para começo de conversa, O Rei Leão ressurge o gênero animação logo depois dos sucessos A Bela e a Fera (de 1991, e que concorreu ao Oscar de Melhor Filme) e Alladin (de 1992). Dirigido por Roger Allers e Rob Minkof, o longa demorou anos para ser produzido, principalmente pelas dificuldades em certas cenas de ação, como aquela em que acontece o estouro da manada de gnus e Scar mata Mufasa (pai de Simba).

Para as crianças, o longa pode ter alguns aspectos infantis para agradar a este público, entretanto, O Rei Leão possui um fundo e situações direcionadas exclusivamente ao público adulto, capazes de levar aquelas pessoas mais duronas a um simultâneo derramamento de lágrimas. Possi citar como exemplo a morte de Simba, a complexidade do vilão Scar (que esta longe de ser um vilão de histórias infantis), a obsessão por poder e morte por parte dos malvados, e dentre outras coisas e detalhes que colaboram para que a trama tenha um ar não muito infantil. E não posso deixar de mencionar as lições de moral que todo filme Disney precisa ter.

O Rei Leão é simplesmente perfeito, e a Disney já fazia um tempo que não produzia algo tão profundo e emocional quanto este filme. Uma obra prima absoluta, que marcou minha infância para sempre. E para terem uma idéia, eu era tão apaixonado pelo filme, que o assistia em VHS duas vezes seguidas no mesmo dia. Um filme que não merece apenas entrar para a história, mais sim, ser lembrado sempre! MAIS QUE RECOMENDADO!

NOTA: 10
27/07/2009
Por Matheus C. Vilela

CURIOSIDADES

OSCAR

Vencedor de 02 OSCAR: MELHOR TRILHA SONORA e MELHOR CANÇÃO ORIGINAL (Can You Fell The Love Tonight).


Hakuna Matata e Circle of Life foram outras duas músicas indicadas ao prêmio de Melhor Canção Original.

GLOBO DE OURO

Vencedor do GLOBO DE OURO de MELHOR FILME COMÉDIA/MUSICAL, MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL e MELHOR CANÇÃO ORIGINAL (Can You Fell The Love Tonight).


Circle of Life foi outra música indicada ao prêmio de Melhor Canção Original.


BAFTA

Indicado nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.


BILHETERIA






Bilheteria USA: U$ 312,8 milhões



Bilheteria Internacional: U$ 454,1 milhões



BILHETERIA TOTAL: U$ 766,4 milhões





O Rei Leão foi a maior bilheteria de 1994. Venceu filmes como Forrest Gump - Contador de Histórias, Pulp Fiction, O Maskara, etc...

Até a estréia de Procurando Nemo, O Rei Leão era a animação com a maior bilheteria da história, e ainda continua sendo uma das maiores.

0 Response to "ESPECIAL: 15 ANOS DE O REI LEÃO * * * * *"

Postar um comentário

Powered by Blogger